Acessibilidade / Reportar erro

O papel da alimentação escolar na formação dos hábitos alimentares

OBJETIVO

Identificar as percepções dos gestores pedagógicos a respeito da relação da alimentação na escola e a promoção dos hábitos alimentares entre escolares.

MÉTODOS

Estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido no município de Guarulhos por meio de entrevistas com informantes-chave de escolas públicas municipais. Selecionaram-se escolas públicas (n=13), classificadas quanto ao nível de exclusão social, tamanho e atividade econômica da região onde a escola se localiza. Entrevistaram-se coordenadores e diretores individualmente, a partir de um roteiro de perguntas semiestruturadas.

RESULTADOS

Observaram-se três categorias temáticas relacionadas à percepção dos diretores e coordenadores pedagógicos: Alimentação no contexto escolar; Papel da alimentação na escola e o Conceito de Segurança Alimentar e Nutricional, evidenciando a alimentação escolar como parte da rotina da escola para atender às necessidades fisiológicas de energia e nutrientes. Entretanto, a alimentação na escola não foi percebida pelos entrevistados como uma ação pedagógica sob sua responsabilidade.

CONCLUSÕES

A relação entre a alimentação escolar e a formação de hábitos alimentares não é um tema usualmente discutido entre os diferentes atores sociais envolvidos. A execução de políticas promotoras de saúde em sua plenitude somente será possível com amplo debate sobre como cada escola e sua equipe pedagógica realizam efetivamente as diretrizes do programa e como os atores envolvidos as decodificam no seu dia a dia.

alimentação escolar; hábitos alimentares; segurança alimentar e nutricional


Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br