SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Evaluation of the Pediatric Symptom Checklist as a screening tool for the identification of emotional and psychosocial problemsEffect of concurrent training on risk factors and hepatic steatosis in obese adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582On-line version ISSN 1984-0462

Abstract

FERNANDES, Vitor de Almeida; SCUCUGLIA, Ana Cláudia B.; T.GONSAGA, Ricardo Alessandro  and  BISCEGLI, Terezinha Soares. Contribuição do Diário de Atividades ao ensino de Pediatria. Rev. paul. pediatr. [online]. 2013, vol.31, n.3, pp.366-370. ISSN 1984-0462.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822013000300014.

OBJETIVO

Descrever a autoavaliação de estudantes do quinto ano de Medicina, a partir do discurso reflexivo dos Diários de Atividades (portfólio) do internato de Pediatria I e Puericultura.

MÉTODOS

Estudo transversal, qualitativo do tipo descritivo, por meio do discurso do sujeito coletivo dos Diários de Atividades utilizados pela coordenadoria de internato do referido curso, localizado em Catanduva, São Paulo, de janeiro a novembro de 2011. Incluíram-se no estudo todos os depoimentos dos alunos, registrados nas seções do portfólio, denominadas autoavaliação e impressão do aluno, as quais contêm as ideias centrais (organização da disciplina, ambulatório de aleitamento materno, número de internações nas enfermarias pediátricas e satisfação com o estágio em Saúde da Criança) relacionadas ao ensino de Pediatria e Puericultura. Excluíram-se os diários com registros incompletos.

RESULTADOS

Analisaram-se os depoimentos de 47 internos do quinto ano (75% dos discentes), sendo que 21,3% manifestaram satisfação quanto à organização da disciplina e 27,7% elogiaram a inclusão do Ambulatório de Aleitamento Materno na graduação. Para 25,5% dos acadêmicos, o número de internações nas enfermarias de Pediatria foi insuficiente para um aprendizado ideal; entretanto, 70,2% ficaram satisfeitos com o estágio em Saúde da Criança.

CONCLUSÕES

Esta análise crítica permitiu uma organização das reflexões, sugestões e críticas registradas pelos internos e pode ser utilizada como instrumento para aprimoramento do ciclo profissionalizante.

Keywords : avaliação educacional; pediatria; aprendizagem; ensino; internato e residência.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )