Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da nicotina materna na criança em amamentação

OBJETIVO

Avaliar as evidências científicas sobre efeitos da nicotina materna na criança em amamentação, a partir de uma revisão integrativa.

FONTES DE DADOS

Artigos publicados em português, inglês e espanhol, de 1990 a 2009, com resumos disponíveis nas bases Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (Lilacs) e Medical Literature Analysis and Retrieval System On-Line (Medline). Utilizaram-se os descritores: "aleitamento materno", "lactação" e "tabagismo".

SÍNTESE DOS DADOS

Os principais efeitos da nicotina encontrados para a criança foram alterações nos padrões de sono e vigília; redução da oferta de iodo; danos histopatológicos no fígado e no pulmão; danos oxidativos intracelulares; redução de células β do pâncreas; e diminuição da tolerância à glicose.

CONCLUSÕES

Recomenda-se que as mães sejam informadas sobre os produtos químicos prejudiciais contidos no cigarro, os quais passam para o bebê por meio do leite materno, devendo ser fortemente encorajadas a não fumar durante a lactação.

aleitamento materno; lactação; hábito de fumar


Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br