Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do conhecimento de funcionárias de escolas municipais de educação infantil sobre aleitamento materno e alimentação complementar

OBJETIVO:

Avaliar o conhecimento de funcionárias de creches públicas sobre aleitamento materno e alimentação complementar.

MÉTODOS:

Estudo transversal, realizado em 15 escolas municipais de educação infantil de Uberlândia, Minas Gerais, selecionadas por amostragem probabilística. Participaram do estudo diretoras, professoras, educadoras e auxiliares de serviços gerais (ASG). O instrumento da pesquisa foi um questionário composto por variáveis demográficas, socioeconômicas e questões que avaliaram o conhecimento sobre aleitamento materno, alimentação complementar e percepções das funcionárias sobre o tema. Utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis com comparação múltipla e o teste do qui-quadrado para comparar as variáveis por categoria profissional.

RESULTADOS:

Participaram do estudo 304 funcionárias. O maior percentual de acerto ocorreu para as questões sobre aleitamento materno exclusivo, sendo 97% (n=296) para definição e 65% (n=199) para duração. Quanto à alimentação complementar, 61% (n=187) responderam corretamente a idade de introduzi-la, com percentual inferior para a introdução de carne 56% (n=170) e de açúcar, 16% (n=50). Sobre as percepções das funcionárias, 9% (n=29) relataram existir leite materno fraco; 79% (n=241) e 51% (n=157) relataram a influência negativa da mamadeira e da chupeta na amamentação e 77% (n=234) acreditavam influenciar positivamente a qualidade da alimentação oferecida às crianças. Não houve diferença nas respostas segundo o cargo, com exceção da influência negativa da chupeta na amamentação.

CONCLUSÕES:

O conhecimento das funcionárias de creches públicas sobre o aleitamento materno foi superior ao da alimentação complementar. Trabalhos educativos sobre a temática são necessários para toda equipe escolar.

educação infantil; aleitamento materno; conhecimento; alimentos infantis


Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br