Acessibilidade / Reportar erro

Potencial evocado auditivo de tronco encefálico em recém-nascido: influência do sexo e da relação peso e idade gestacional

OBJETIVO:

Verificar as influências do sexo e a relação peso/idade gestacional nas respostas do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) em recém-nascidos pré-termo (PT) e a termo (T).

MÉTODOS:

Avaliaram-se 176 recém-nascidos por meio do PEATE, sendo 88 prematuros - 44 femininos (22 pequenos e 22 adequados para a idade gestacional) e 44 masculinos (22 pequenos e 22 adequados para a idade gestacional). Compararam-se os prematuros a 88 recém-nascidos a termo, 44 do sexo feminino (22 pequenos e 22 adequados) e 44 do sexo masculino (22 pequenos e 22 adequados). Todos os recém-nascidos apresentaram emissões otoacústicas bilateralmente, por estímulo transiente e timpanometria tipo A.

RESULTADOS:

Não se encontraram diferenças interaurais e no desempenho dos recém-nascidos nas respostas do PEATE quanto à classificação peso/idade gestacional, em ambos os sexos. Os recém-nascidos a termo do sexo feminino mostraram latências absolutas estatisticamente mais curtas (exceto onda I) do que os do masculino; o mesmo não ocorreu nos prematuros. Os neonatos pré-termo apresentaram latências mais prolongadas que as dos recém-nascidos a termo, independentemente do sexo.

CONCLUSÕES

O sexo e a idade gestacional exercem influência relevante no PEATE de recém-nascidos a termo, com respostas menores no sexo feminino. A relação peso/idade gestacional, ao contrário, não interfere nas respostas desse potencial.

potenciais evocados auditivos do tronco encefálico; percepção auditiva; transtornos da audição; recém-nascido


Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br