Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de desagregação familiar em adolescentes eutróficos e nos portadores de sobrepeso/obesidade

Objetivo:

Investigar a existência de fatores de desagregação familiar em adolescentes eutróficos e nos portadores de sobrepeso/obesidade.

Métodos:

Estudo transversal de 242 alunos de uma escola pública, de 14 a 19 anos, que foram pesados, medidos e responderam a um questionário com questões fechadas, o qual investigou a presença de fatores de desagregação familiar. Em seguida, os adolescentes foram divididos em dois grupos, eutróficos e portadores de sobrepeso/obesidade, e as respostas foram confrontadas e analisadas por meio dos testes exato de Fisher e de Mann-Whitney.

Resultados:

Não houve diferença significante para a prevalência dos fatores estudados entre os dois grupos. Comparando-se o número de respostas positivas (presença do fator de desagregação familiar) e negativas (ausência do fator de desagregação familiar), não se observou diferença entre os dois grupos.

Conclusões:

A análise com a inclusão de um grupo controle mostrou que fatores ligados à desagregação familiar, habitualmente apontados como associados à obesidade em adolescentes, podem estar presentes também em adolescentes eutróficos.

obesidade; criança; adolescente; núcleo familiar; relações familiares


Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br