SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Association between food and nutrition insecurity with cardiometabolic risk factors in childhood and adolescence: a systematic reviewAtypical presentation of intra-abdominal extralobar pulmonary sequestration detected in prenatal care: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582On-line version ISSN 1984-0462

Abstract

ANDRADE, Maria Izabel Siqueira de et al. Identificação dos pontos de corte do índice Homeostatic Model Assessment for Insulin Resistance em adolescentes: revisão sistemática. Rev. paul. pediatr. [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.234-242. ISSN 0103-0582.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rppede.2016.01.004.

Objetivo:

Identificar os pontos de corte do índice Homeostatic Model Assessment for Insulin Resistance (HOMA-IR) estabelecidos para adolescentes e discutir a sua aplicabilidade para o diagnóstico da resistência à insulina em adolescentes brasileiros.

Fontes de dados:

Revisão sistemática feita nas bases de dados PubMed, Lilacs e SciELO com os descritores "Adolescentes", "Resistência à insulina" e "Curva ROC". Foram incluídos artigos originais, publicados entre 2005 e 2015, conduzidos com adolescentes, no idioma português, inglês ou espanhol e incluindo análise estatística com uso da curva ROC para determinação dos pontos de corte do índice (HOMA-IR).

Síntese dos dados:

Foram identificados 184 artigos e, após a aplicação das etapas do procedimento, foram selecionados sete para compor a revisão. Todos os estudos selecionados estabeleceram seus pontos de corte com a curva ROC. O menor ponto de corte observado foi de 1,65 para meninas e 1,95 para meninos e o maior de 3,82 para meninas e 5,22 para meninos. Dos estudos analisados, um propôs validade externa, recomendando o uso do ponto de corte do HOMA-IR >2,5 para ambos os sexos.

Conclusões:

O índice HOMA-IR constitui-se em método confiável para deteção da resistência insulínica em adolescentes, desde que usados os pontos de corte que mais se adequem à realidade da população em estudo, o que permite um diagnóstico precoce da resistência à insulina e possibilita intervenções multiprofissionais para a promoção da saúde dessa população.

Keywords : Resistência à insulina; Adolescente; Curva ROC; Revisão.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )