Acessibilidade / Reportar erro

ASSOCIAÇÃO ENTRE A PROVOCAÇÃO REFERENTE AO PESO CORPORAL E A ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES

RESUMO

Objetivo:

Investigar a associação entre a atividade física e a provocação referente ao peso corporal em escolares matriculados no sistema público de ensino em Curitiba, Paraná.

Métodos:

A amostra foi composta por 95 escolares (48 meninos e 47 meninas) com idades entre 12 e 14 anos. Para avaliar a provocação, foram utilizadas as versões em português da Escala de Percepção de Provocação e a Escala de Percepção de Provocação Durante a Atividade Física. A atividade física foi mensurada por meio de acelerômetros. O Índice de Massa Corporal (IMC) foi utilizado para definição do estado nutricional dos participantes. A associação entre as variáveis de provocação e de atividade física foi analisada por meio da correlação de Pearson, adotando um nível de significância de 0,05.

Resultados:

Não foram verificadas associações significativas entre as variáveis de provocação e atividade física. Foram observados valores elevados de indivíduos insuficientemente ativos (72%), com diferenças significativas entre os sexos (56,3% dos meninos e 89,4% das meninas, p<0,01).

Conclusões:

A provocação referente ao peso é vivenciada pelos escolares avaliados e não esteve relacionada com a atividade física. Destaca-se a importância de intervenções que incentivem a conscientização das consequências da provocação referente ao peso.

Palavras-chave:
Atividade física; Adolescente; Provocação

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br