Casazza e Ciccazzo, 20071919. Casazza K, Ciccazzo M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. 2007;8:73-82.
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Comparar os resultados de dois métodos de prestação de serviços para os programas de educação em saúde, a fim de determinar se a estratégia era eficaz para a adoção de um estilo de vida mais saudável pelos adolescentes. |
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11 semanas.
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CON: recrutamento e avaliações.
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CBI: educação por CD-ROM, guia de estudo.
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TDI: Palestras, panfletos
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Peso; IMC; recordatório 24 horas; FFQ; questionário sobre conhecimentos de nutrição; PAQ-a; inquérito de confiança na dieta e no exercício; inquérito de suporte social; questionários após a intervenção. |
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IMC: não houve diferença entre os grupos, mas no grupo TDI houve redução pré>pós (23,1±0,7 para 22,9±0,7; p<0,001).
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Conhecimentos sobre nutrição: CON=CBI=TDI;
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CBI < conhecimento sobre nutrição, pré- e pós- (40,4+1,25 para 53,2+1,19; p<0,001); TDI> conhecimento sobre nutrição pré- e pós- (42,8+1,19 para 50,9+1,12; p=0,003).
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Atividade física: CON=CBI=TDI.
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Atividade física pré<pós: CBI (17,6±5,92 para 19,6±5,82; p=0,005);
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Consumo alimentar de calorias: pré>pós: CBI (p=0,006); TDI (p=0,009).
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Ingestão de gordura: CBI pré>pós (p<0,001); CON = TDI.
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Refeições ignoradas: CBI pré>pós (p=0,001).
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Apoio social na dieta: CBI e TDI pré<pós (p<0,001).
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Fairclough et al., 20132222. Fairclough SJ, Hackett AF, Davies IG, Gobbi R, Mackintosh KA, Warburton GL, et al. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. 2013;13:626.
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Avaliar a eficácia do programa Change na composição corporal, prática de atividade física e no consumo alimentar. |
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20 semanas de intervenção e 10 semanas de follow-up.
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IG: 20 planos de aula semanais, lições de casa, planilhas e CD-ROM.
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GC: recebeu algumas informações durante as aulas escolares, mas sem ligação com o programa.
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Peso, IMC, circunferência da cintura, acelerômetros, recordatório de 24 horas, APHV e 20m SRT |
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Circunferência da cintura: GI≠GC pré-pós: IG> WC (β=-1,63 (IC95% -2,20--1,07) cm, p<0,001).
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zIMC e LPA: GI≠GC pré-follow-up: IG>zIMC (β=-0,24 (IC95% -0,48--0,003), p=0,04); LPA (β=25,97 (IC95% 8,04-43,89) min, p=0,01).
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WC: OW≠NW, OW>WC (β=-2,82 (IC95% -4,06--1,58) cm, p<0,001) NW (β=-1,34 (IC95% -2,00--0,72) cm, p<0,001).
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Meninas >IMC e zIMC: IMC (β=-0,39 (IC95% -0,81-0,03) kg/m2, p=0,07) zIMC (β=-0,18 (IC95% -0,42-0,06) cm, p=0,14).
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Meninos <IMC e zIMC: IMC (β=0,47 (IC95% 0,03-0,91)) kg/m2, p=0,04) zIMC (β=0,27 (IC95% 0,02-0,52) cm, p=0,04).
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Ezendam et al., 20122020. Ezendam NP, Brug J, Oenema A. Evaluation of the Web-Based computer-tailored FATaintPHAT intervention to promote energybalance among adolescents: results from a school cluster randomized trial. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166:248-55.
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Verificar a relevância, a compreensão, as novidades das informações fornecidas pelo FATaintPHAT e a associação dos comportamentos após quatro meses de follow-up.
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Peso, circunferência da cintura, IMC.
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Pedômetros em cinco alunos por classe por sete dias consecutivos, questionário após cada módulo, questionário de frequência alimentar, questionário de frequência alimentar para lanches, questionário de atividade física de lazer, transporte ativo e tempo de tela, questionário a frequência de atividades por mais de 60 minutos, questionário para dados demográficos.
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4 meses IG≠CG
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IG > consumo de mais de 400 mL de bebidas açucaradas.
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IG > consumo de lanches por dia (β=0,81 lanches/dia).
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IG < de vegetais (β=19,3 g/d).
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IG < de frutas (β=19,3 g/d).
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IG >contagem de passos (β=-10.856 passos/semana).
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Não houve efeito nas medidas de peso, IMC, circunferência da cintura e prática de atividade física.
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Também não houve diferença no follow-up de dois anos.
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