Acessibilidade / Reportar erro

MORBIDADE NEONATAL NEAR MISS EM HOSPITAIS TERCIÁRIOS DE UMA CAPITAL DO NORDESTE DO BRASIL

RESUMO

Objetivo:

Caracterizar a morbidade neonatal near miss em hospitais terciários de uma capital do Nordeste do Brasil, por meio dos Sistemas de Informação em Saúde, e identificar diferenças quanto aos indicadores de near miss que possibilitem a vigilância dos recém-nascidos com risco de morte.

Métodos:

Estudo transversal realizado em hospitais com unidade de terapia intensiva neonatal cuja população foram os casos de near miss neonatal nascidos em 2012, identificados mediante o linkage determinístico entre os bancos de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade e do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos. As variáveis biológicas das crianças, as referentes às características maternas e os indicadores de near miss foram calculados por tipo de serviço e por hospital e comparados por meio de testes de diferença de proporção e testes paramétricos e não paramétricos para medidas de tendência central.

Resultados:

Do total de 24.254 nascidos vivos, foram identificados 2.098 casos de morbidade neonatal near miss, com a maioria no segmento público (89,9%). O peso ao nascer agregado à idade gestacional concentrou o maior número de casos em ambos os segmentos, público (43,5%) e privado (46%). Foram observadas variações nos indicadores de near miss neonatal entre os hospitais, sugerindo problemas assistenciais.

Conclusões:

O conceito de near miss neonatal, sua aplicabilidade com base nos dados dos Sistemas de Informação em Saúde e seus indicadores constituem uma ferramenta preliminar para monitorar a assistência hospitalar ao recém-nascido ao sinalizar serviços de saúde que necessitam de investigação aprofundada e investimentos para a melhoria da qualidade.

Palavras-chave:
Near miss; Morbidade; Mortalidade neonatal precoce; Recém-nascido; Atenção à saúde; Assistência

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br