Acessibilidade / Reportar erro

INSERÇÃO DO PAI NOS CUIDADOS AO FILHO PREMATURO HOSPITALIZADO: PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

RESUMO

Objetivo:

Compreender a percepção da equipe multiprofissional referente à inserção do pai no cuidado ao filho prematuro hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Métodos:

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada feita com 12 profissionais que atuam na UTI neonatal, realizado no período de fevereiro a julho de 2017. Os dados foram trabalhados de acordo com o Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

Emergiram sete ideias centrais (IC), que foram agrupadas em dois temas: 1) o papel do pai na visão da equipe multiprofissional (IC1: pai provedor; IC2: o cuidado compartilhado; IC3: pai apoiador); 2) percebendo o pai no cuidado do prematuro hospitalizado (IC4: pai não troca fraldas; IC5: o pai conquistando novos espaços; IC6: fortalecendo o vínculo; IC7: o pai proporcionando segurança à mãe).

Conclusões:

Os resultados deste estudo apontam para a importância da inserção da figura paterna como proposta de assistência humanizada, estando os profissionais mais conscientes da importância do pai no cuidado do filho prematuro hospitalizado.

Palavras-chave:
Pai; Equipe de assistência ao paciente; Recém-nascido prematuro; Relações pai-filho

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br