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A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS INTERATIVAS POR CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA - UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO

RESUMO

Objetivo:

Descrever a prevalência do uso de mídias interativas (tablets e smartphones) pelas crianças de dois a quatro anos de idade, assim como caracterizar esse uso, investigar hábitos, práticas, participação e opinião dos pais acerca da sua utilização.

Métodos:

Estudo transversal com 244 pais ou responsáveis de crianças matriculadas em creches de um município brasileiro de pequeno porte. Foi aplicado um questionário sobre hábitos de utilização de mídias interativas e investigação do nível econômico. As crianças foram divididas em 3 grupos de acordo com o uso das mídias: grupo 1 - não utiliza; grupo 2 - utiliza até 45 minutos por dia; e grupo 3 - utiliza mais do que 45 minutos por dia. Os grupos foram comparados quanto às variáveis sociodemográficas e de caracterização do uso das mídias por meio dos testes do qui-quadrado e t de Student.

Resultados:

A prevalência do uso de mídias interativas foi de 67,2%, com tempo médio de utilização de 69,2 minutos por dia (intervalo de confiança de 95% - IC95% 57,1-81,2). As atividades mais realizadas foram: ver vídeos (55%), escutar músicas (33%) e jogar games (28%). A maioria dos pais relatou permitir a utilização da mídia para estimular o desenvolvimento do seu filho (58,4%), acompanhá-lo durante o uso (75,2%) e limitar o tempo com a mídia (86,4%).

Conclusões:

Observou-se elevada prevalência do uso de mídias interativas. A forma predominante de utilização das mídias envolve conjuntamente crianças e pais, os quais acreditam nos seus efeitos benéficos. Atividades passivas são as mais realizadas, com restrição do tempo de uso.

Palavras-chave:
Criança; Aplicativos móveis; Smartphone; Epidemiologia; Desenvolvimento infantil

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