Acessibilidade / Reportar erro

O ÍNDICE DE MASSA TRI-PONDERAL É ÚTIL NA TRIAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM RESISTÊNCIA À INSULINA

RESUMO

Objetivo:

Investigar se o índice de massa tri-ponderal e os escores-z do índice de massa corporal são equivalentes na triagem de crianças e adolescentes com resistência à insulina.

Métodos:

Estudo transversal com 296 crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas de Vitória, Espírito Santo, Brasil, com idades entre oito e 14 anos. O índice de massa tri-ponderal foi calculado como a razão entre o peso e a altura ao cubo. O índice de massa corporal foi calculado como a razão entre o peso e a altura ao quadrado. A resistência à insulina foi definida pelo modelo de avaliação da homeostase para resistência à insulina (HOMA-IR).

Resultados:

O HOMA-IR foi maior no 4º quartil dos escores-z do índice de massa corporal e do índice de massa tri-ponderal, em relação ao 1º e 2º quartis em ambos os sexos. As áreas sob as curvas receiver operating characteristic ajustadas por idade foram semelhantes em meninas (escores-z do índice de massa corporal=0,756; índice de massa tri-ponderal=0,763) e meninos (escores-z do índice de massa corporal=0,831; índice de massa tri-ponderal=0,843). Além disso, de acordo com as estimativas das análises de regressão linear simples, os escores-z do índice de massa corporal e o índice de massa tri-ponderal explicaram uma fração significativa da variabilidade do modelo de avaliação da homeostase para meninas (escores-z do índice de massa corporal: R2=0,269; índice de massa tri-ponderal: R2=0,289; p<0,001) e meninos (escores-z do índice de massa corporal: R2=0,175; índice de massa tri-ponderal: R2=0,210; p<0,001).

Conclusões:

O índice de massa tri-ponderal e os escores-z do índice de massa corporal foram semelhantes na triagem de crianças e adolescentes com resistência à insulina. É importante ressaltar que o uso do índice de massa tri-ponderal é claramente vantajoso, pois pode ser calculado sem ajustes por idade, fato que o torna muito aplicável à prática clínica.

Palavras-chave:
Criança; Adolescente; Resistência à insulina; Antropometria; Índice de massa corporal; Índice de massa tri-ponderal

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br