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FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS PELO MÉTODO EDUTERAPÊUTICO

RESUMO

Objetivo:

Descrever a percepção de crianças em relação aos fatores de risco e de prevenção relacionados aos acidentes de trânsito pelo Método Eduterapêutico.

Métodos:

Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 173 estudantes da rede pública do município de Lagarto, Sergipe, com idades entre sete e 14 anos. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2014 e se iniciou com a aplicação da ficha do desenho/escrita em todas as turmas selecionadas, pelas alunas do curso de Enfermagem, seguida da aplicação de um questionário sobre dados sociodemográficos. Após análise qualitativa da linguagem expressiva dos desenhos das crianças, emergiram duas categorias: fatores positivos e negativos para a prevenção de acidentes e suas subcategorias.

Resultados:

As crianças possuem percepção considerada adequada em relação aos fatores preventivos e de risco para acidentes no trânsito, de acordo com a descrição na literatura a respeito da temática. Os desenhos e as descrições foram utilizados posteriormente para trabalhar esses fatores com os próprios alunos.

Conclusões:

O estudo fornece subsídios para intervenções e atividades educativas de prevenção voltadas a escolares, o que se constitui uma das metas importantes da proposta do Brasil no Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a década 2011-2020.

Palavras-chave:
Criança; Acidentes de trânsito; Fatores de risco; Prevenção de acidentes; Percepção; Adolescente

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