Acessibilidade / Reportar erro

BABY-LED WEANING, PANORAMA DA NOVA ABORDAGEM SOBRE INTRODUÇÃO ALIMENTAR: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

RESUMO

Objetivo:

Analisar a literatura científica referente ao desmame guiado pelo bebê (Baby-Led Weaning) por meio de revisão integrativa de literatura a fim de identificar riscos e benefícios.

Fonte de dados:

As bases de dados utilizadas foram: National Library of Medicine (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), US National Library of Medicine (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); e a busca foi realizada em dezembro de 2017. Os critérios de inclusão estabelecidos foram publicações em inglês com o descritor “baby-led weaning” no título, resumo ou palavras-chave em artigos classificados como originais de natureza primária, disponibilizados online e na íntegra. Excluíram-se artigos de revisão, editoriais, cartas ao editor, comentários críticos e livros abordando o assunto, assim como artigos não disponíveis na íntegra e duplicatas.

Síntese dos dados:

Identificaram-se 106 artigos, dos quais 17 faziam parte do critério de seleção. O método Baby-Led Weaning teve associação significativa com a saciedade do bebê, início da alimentação complementar e adequação de ganho de peso. Já o engasgo e a ingestão de micronutrientes foram associados negativamente, contudo sem diferenças estatísticas.

Conclusões:

Apesar dos benefícios apontados, os riscos ainda merecem atenção por meio de pesquisas longitudinais controladas e randomizadas para fornecer mais segurança para a sua prática de forma exclusiva.

Palavras-chave:
Nutrição do lactente; Desmame; Comportamento alimentar; Métodos de alimentação; Saúde da criança

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br