Acessibilidade / Reportar erro

NOVOS PARÂMETROS DE REFERÊNCIA DO ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA PARA CRIANÇAS DE SEIS A DEZ ANOS

RESUMO

Objetivo:

Determinar novos valores de referência do índice de massa corporal (IMC) para a classificação do estado nutricional de crianças de seis a 10 anos da cidade de Montes Claros (MG) Brasil.

Métodos:

Foi utilizada uma amostra de 3.863 sujeitos de ambos os sexos, sendo mensurados massa corporal e estatura para a determinação do IMC. Para a obtenção dos pontos de corte utilizou-se o método Lambda, Sigma e Mu (LMS). Em seguida, as curvas de cada estrato foram suavizadas por polinômios de 4º grau por sexo, e, por interpolação das médias aritméticas, foram obtidos os valores semestrais da distribuição. Foram calculados os percentis 3%, 85% e 95% para a classificação de baixo peso, sobrepeso e obesidade, respectivamente, de acordo com sexo e idade.

Resultados:

Após a tabulação em intervalos semestrais dos valores dos parâmetros LMS por sexo, foi possível construir o gráfico com sete centis da distribuição do IMC, sendo apresentados os novos parâmetros do IMC para crianças de 6 a 10 anos de Montes Claros, equivalentes aos valores 17,5, 25 e 30 kg/m2 para baixo peso, sobrepeso e obesidade respectivamente.

Conclusões:

Em relação à população de Montes Claros, a utilização das tradicionais referências para o IMC pode resultar em uma superestimativa do baixo peso e subestimativa do sobrepeso e obesidade. O que se sugere é que, para o uso de valores de referência do IMC para classificar o estado nutricional de crianças e adolescentes, sejam realizados estudos com atualizações periódicas, respeitando as características de cada localidade.

Palavras-chave:
Índice de Massa Corporal; Sobrepeso; Obesidade; Obesidade infantil; Estado nutricional

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br