Acessibilidade / Reportar erro

ESTADO DE SAÚDE CARDIOVASCULAR IDEAL E QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE EM ADOLESCENTES: ESTUDO LABMED

RESUMO

Objetivo:

O Índice de Saúde Cardiovascular Ideal (ISCI) do adolescente parece ser um importante indicador do estilo de vida e da saúde cardiometabólica dos jovens, com possíveis consequências positivas para a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS). O objetivo deste estudo foi examinar as associações do ISCI e da QVRS em adolescentes.

Métodos:

Este foi um estudo transversal baseado em análises secundárias do estudo LabMed Physical Activity (n=407 adolescentes, 53% meninas). O ISCI, conforme definido pela American Heart Association, foi determinado como atendendo a comportamentos ideais (atividade física, índice de massa corporal, tabagismo e padrão alimentar) e fatores de saúde (pressão arterial, glicose total e colesterol). A QVRS foi mensurada com o questionário de autorrelato Kidscreen-10.

Resultados:

A análise de covariância mostrou associação entre o acúmulo de métricas ideais de saúde cardiovascular e a QVRS (F(4,403)=4,160; p=0,003). Quanto maior o número de comportamentos ideais de saúde acumulados, maiores os valores médios da QVRS (p-valor de tendência=0,001), após ajustes para idade, sexo, status socioeconômico e estágio pubertal.

Conclusões:

O índice de saúde cardiovascular ideal associou-se positivamente à QVRS em adolescentes. As métricas ideais de comportamentos de saúde parecem ter uma associação mais forte com a QVRS do que as métricas ideais de fatores de saúde em adolescentes.

Palavras-chave:
Estado de saúde; Atividade física; Dieta; Saúde metabólica; Jovens

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br