SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Photoelastic analysis of stress distribution in jaws under masticatory efforts simulation in overdentures and conventional complete dentureInfluence of different kinds of rosins and hydrogenated resins on the setting time of Grossman cements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo

Print version ISSN 0103-0663

Abstract

DISCACCIATI, José Augusto César; NEVES, Alisson Discacciati  and  PORDEUS, Isabela Almeida. Aids e controle de infecção cruzada na prática odontológica: percepção e atitudes dos pacientes. Rev Odontol Univ São Paulo [online]. 1999, vol.13, n.1, pp. 75-82. ISSN 0103-0663.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-06631999000100015.

Com o objetivo de avaliar a percepção dos pacientes quanto ao risco de se contrair o vírus da imunodeficiência humana (HIV) durante o atendimento odontológico e suas atitudes em relação a continuar ou não o seu tratamento caso venham a saber que seu cirurgião-dentista (CD) atende pacientes com AIDS ou que seja HIV soropositivo, foram realizadas 518 entrevistas entre militares da Polícia Militar de Minas Gerais e seus dependentes, que haviam terminado tratamento com 233 CD diferentes. Observou-se que a grande maioria dos participantes (88,4%) acredita que o HIV possa ser transmitido durante o tratamento odontológico e que muitos entrevistados não continuariam o tratamento se seu CD atendesse pacientes com AIDS (42,9%) ou fosse HIV soropositivo (45%). Aqueles entrevistados que haviam sido atendidos por profissionais que utilizavam os artigos do equipamento para proteção individual (EPI) de forma adequada se mostraram mais dispostos a continuar o tratamento caso viessem a saber que seu CD atende pacientes com AIDS. No entanto, o uso adequado do EPI não é um fator encorajador para que os pacientes continuem tratando-se com seu CD caso venham a saber que ele é HIV soropositivo. Estes achados sugerem que maiores informações devem ser repassadas para o público leigo, informando-o sobre os verdadeiros riscos de se infectar pelo HIV e suas formas de prevenção na Odontologia.

Keywords : Odontologia; Infecções por HIV.

        · abstract in English     · text in Portuguese