SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Níveis de infecção de estreptococos do grupo mutans em gestantesEstudos in vivo e in vitro de enxaguatório bucal contendo cetilamino fluoreto: validação de dispositivo usado nos experimentos in vitro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo

versão impressa ISSN 0103-0663

Resumo

WEINFELD, Ilan; BIRMAN, Esther Goldenberg  e  PAULA, Claudete Rodrigues. Estudo in vitro da fagocitose de Candida albicans por macrófagos peritoneais ativados. Rev Odontol Univ São Paulo [online]. 1999, vol.13, n.3, pp. 233-238. ISSN 0103-0663.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-06631999000300005.

Tendo em vista a indefinida literatura em relação aos macrófagos e à fagocitose de fungos, bem como os resultados conflitantes frente a diversas metodologias empregadas, propusemo-nos a estabelecer um modelo experimental para estudar a fagocitose de Candida albicans. Utilizamos macrófagos peritoneais ativados, obtidos de camundongos isogênicos da linhagem A/SN e duas cepas de Candida albicans, sendo uma sorotipo A e a outra B, apresentando diferentes níveis de patogenicidade in vivo. Avaliamos a fagocitose pela contagem de macrófagos contendo em seu interior células vivas e/ou mortas, determinando-se o índice de fagocitose pela multiplicação da porcentagem de macrófagos que fagocitaram e do número médio de leveduras por macrófagos. Valemo-nos de corantes vitais como vermelho neutro e fluorescentes (diacetato de fluoresceína e brometo de etídio), examinando o material à luz da microscopia de fase e fluorescência. Pudemos concluir que este é um modelo eficiente, em face da metodologia utilizada, onde verificamos um comportamento diferente dos macrófagos em relação às duas cepas estudadas; a porcentagem e o índice de fagocitose dos macrófagos foram maiores frente à cepa de Candida albicans sorotipo A (não patogênica in vivo), quando comparada à de sorotipo B, embora o número médio de leveduras por macrófagos fosse semelhante para ambas as cepas.

Palavras-chave : Candida albicans; Macrófagos; Fagocitose.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês