SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Resistência de união entre cimentos e liga de níquel-cromo, em função da ciclagem térmica e variações no procedimento de uniãoAlteração da temperatura radicular externa durante o preparo para contenção intra-radicular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo

versão impressa ISSN 0103-0663

Resumo

GIL, Carlos  e  NAKAMAE, Atlas Edson Moleros. Avaliação das disfunções craniomandibulares em pacientes parcialmente edentados unilaterais: um estudo longitudinal sobre o efeito da utilização de Prótese Parcial Removível (PPR). Rev Odontol Univ São Paulo [online]. 1999, vol.13, n.3, pp. 275-282. ISSN 0103-0663.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-06631999000300012.

O objetivo deste estudo foi comparar a severidade dos sinais e sintomas das desordens craniomandibulares em 29 pacientes edentados parciais unilaterais, submetidos a tratamento protético corretivo, acompanhados e avaliados longitudinalmente, por meio de investigação clínica, dois anos após a instalação da prótese parcial removível. Em cada um dos casos, a comparação das diferenças clínicas, antes e após os procedimentos de reconstrução protética, baseou-se na mensuração e registro das variáveis por meio da utilização de uma metodologia de testes de escores. As observações clínicas objetivas e subjetivas consistiram no exame da sensibilidade dolorosa muscular e da ATM, na auscultação dos ruídos articulares e no registro dos movimentos mandibulares (MM). Vinte e nove outros pacientes, totalmente dentados, atuaram como grupo controle. Após análise estatística não-paramétrica, conclui-se que os pacientes apresentavam uma prevalência significativamente maior na severidade das desordens craniomandibulares antes do tratamento protético e que o tratamento corretivo por meio da instalação de prótese parcial removível (PPR) bem indicada e planejada, atuou positivamente na diminuição da severidade destes distúrbios nesses pacientes.

Palavras-chave : Articulação temporomandibular; Disfunção miofascial; Prótese removível.

        · resumo em Inglês     · texto em Português