SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Alteração da temperatura radicular externa durante o preparo para contenção intra-radicularAvaliação do tratamento endodôntico em radiografias periapicais e panorâmicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo

versão impressa ISSN 0103-0663

Resumo

PESCE, Hildeberto Francisco; MEDEIROS, João Marcelo Ferreira de; CARRASCOZA, Admilson  e  SIMI JUNIOR, Jacy. Morfologia do preparo de canais radiculares com limas nitiflex e flexofile. Rev Odontol Univ São Paulo [online]. 1999, vol.13, n.3, pp. 289-293. ISSN 0103-0663.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-06631999000300014.

Comparou-se in vitro a eficiência do preparo manual de canais radiculares, valendo-se das limas Nitiflex e Flexofile, quando do emprego da técnica de preparo cérvico-apical. Foram utilizadas quarenta raízes mésio-vestibulares de molares superiores humanos extraídos. Os canais radiculares, uma vez preparados, foram moldados com material de impressão à base de silicone, e examinaram-se os modelos obtidos quanto à presença ou não de desvio apical, conicidade e superfície de preparo. Os resultados obtidos não exibiram diferenças estatisticamente significantes entre os dois tipos de instrumentos testados.

Palavras-chave : Endodontia; Tratamento do canal radicular; Instrumentos odontológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português