SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Resistência à remoção por tração de coroas totais metálicas cimentadas em dentes com e sem reconstrução coronária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo

versão impressa ISSN 0103-0663

Resumo

VIEIRA, Alexandre Rezende; SOUZA, Ivete Pomarico Ribeiro de  e  MODESTO, Adriana. Estudo da erosão superficial de materiais compósitos e inoméricos submetidos à simulação de um alto desafio cariogênico. Rev Odontol Univ São Paulo [online]. 1999, vol.13, n.4, pp. 321-327. ISSN 0103-0663.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-06631999000400002.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a superfície de compósitos e cimentos de ionômero de vidro, frente a uma situação de alto desafio cariogênico. A partir de setenta e cinco corpos-de-prova padronizados de um cimento de ionômero de vidro (Chelon Fil - ESPE), um ionômero de vidro resina-modificado (Vitremer - 3M), dois compósitos poliácido-modificados (VariGlass e Dyract - Dentsply) e um compósito (Heliomolar - Vivadent), e após serem submetidos a quatorze dias a ciclagens de desmineralização e remineralização, para simular um alto desafio cariogênico, foram avaliados os aspectos erosivos da superfície dos materiais. Todos os corpos-de-prova foram avaliados ao microscópio eletrônico de varredura e comparados com cinco outros corpos-de-prova de cada material, confeccionados da mesma forma e que serviram como controle. Todos os materiais estudados sofreram ação erosiva dos meios, com características distintas, devido às suas diferentes composições, após serem submetidos à simulação in vitro de um alto desafio cariogênico.

Palavras-chave : Resinas compostas; Cimentos de ionômeros de vidro; Erosão.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês