SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Study of surface alterations of composite and ionomeric materials submitted to simulation of a high cariogenic challengeMorphology of dentin treated with desensitizing substances: scanning electron microscopy study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo

Print version ISSN 0103-0663

Abstract

FRANCO, Eduardo Batista  and  BOTELHO, Adriana Maria. Resistência à remoção por tração de coroas totais metálicas cimentadas em dentes com e sem reconstrução coronária. Rev Odontol Univ São Paulo [online]. 1999, vol.13, n.4, pp. 329-335. ISSN 0103-0663.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-06631999000400003.

O objetivo deste estudo foi verificar a resistência à remoção por tração de coroas totais metálicas cimentadas com o cimento de ionômero de vidro Ketac-Cem (ESPE) em dentes adequadamente preparados, com e sem o pré-tratamento dentinário com o ácido poliacrílico a 40%, assim como sobre dentes previamente reconstruídos com o cimento ionomérico Vitremer (3M). Para efeito de comparação, empregou-se o cimento de fosfato de zinco (SS White). Foram selecionados 50 dentes humanos (primeiros pré-molares superiores) sendo os mesmos fixados em bases cilíndricas de resina acrílica poliestirênica e divididos em 5 grupos de 10 elementos cada. Após a cimentação, os espécimes foram termociclados nas temperaturas de 5ºC, 37ºC e 55ºC e posteriormente acoplados à máquina de ensaios universal (Kratos), para a realização dos testes de resistência à tração. Os resultados obtidos foram submetidos a ANOVA, observando-se diferença estatística significante ao nível de 5% entre as diferentes condições estudadas. Com relação aos dentes sem reconstrução, verificou-se um resultado superior para o cimento Ketac-Cem quando da utilização do ácido poliacrílico. Para os grupos reconstruídos com o Vitremer, não observou-se diferença estatística significante entre os dois agentes cimentantes. A reconstrução coronária não prejudicou a retentividade das coroas totais metálicas.

Keywords : Cimentos de ionômeros de vidro; Cimentos dentários; Coroas metálicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese