SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Microinfiltração em dentes decíduos em função de materiais restauradores e condicionamento ácidoEfeitos da autoclavação na velocidade e capacidade absorvente de cones de papel empregados em Endodontia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo

versão impressa ISSN 0103-0663

Resumo

PUSTIGLIONI, Francisco Emilio  e  ROMITO, Giuseppe Alexandre. Influência das concavidades radiculares nas perdas clínicas de inserção, detectadas no exame clínico periodontal inicial. Rev Odontol Univ São Paulo [online]. 1999, vol.13, n.4, pp. 375-381. ISSN 0103-0663.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-06631999000400010.

O propósito deste estudo foi estabelecer a influência das concavidades radiculares na perda clínica de inserção (PCI) diagnosticada no exame clínico periodontal inicial. Os dados de PCI foram obtidos dos primeiros e segundos pré-molares, caninos, incisivos laterais e centrais superiores e inferiores, de 163 pacientes. Os dados foram coletados das fichas periodontais dos pacientes que procuraram a Clínica do curso de Pós-Graduação em Periodontia da FOUSP. Foi realizada sondagem em todos os dentes para que se obtivesse as seguintes medidas: distância da linha esmalte cemento à margem gengival, profundidade clínica de sondagem (PCS) nos sítios distovestibular (DV), centrovestibular (CV), mesiovestibular (MV), distolingual (DL), centrolingual (CL) e mesiolingual (ML). Os dados foram incluídos no estudo quando pelo menos um dos sítios apresentasse PCI ³ 4 mm. Após a análise estatística (Friedman ANOVA test) CV e CL mostraram valores de PCI estatisticamente menores para todos os dentes superiores e inferiores. Clinicamente CV mostrou os menores valores de perda clínica de inserção entre todos os dentes analisados, seguido de CL. Embora, baseados em nossos resultados, não exista correlação estatística entre PCI e a presença de concavidades radiculares, não podemos subestimar as últimas no exame clínico inicial, diagnóstico, prognóstico, planejamento cirúrgico e na fase de controle e manutenção do tratamento periodontal.

Palavras-chave : Perda de inserção periodontal; Raiz dentária [anatomia].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português