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Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104

Resumo

BRITO, Ahécio Kleber Araújo; SILVA, Francisca Islandia Cardoso da  e  FRANCA, Nanci Maria de. Programas de intervenção nas escolas brasileiras: uma contribuição da escola para a educação em saúde. Saúde debate [online]. 2012, vol.36, n.95, pp.624-632. ISSN 0103-1104.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-11042012000400014.

Artigo com objetivo de revisar programas de intervenção direcionados à saúde realizados nas escolas brasileiras. Pesquisaram-se dados dos bancos Lilacs, SciELO e Medline, dissertações, teses e documentos oficiais. Foram encontrados dez programas de saúde e um número reduzido de intervenções em atividade física nas escolas. Nos núcleos de apoio à saúde da família, identificou-se pequena participação dos profissionais de educação física. Concluiu-se que os programas de intervenção realizados nas escolas estão reduzindo o sedentarismo e integrando ações de educação à saúde; e que, nos programas de apoio à saúde da família, faz-se necessária maior participação dos profissionais de educação física.

Palavras-chave : Educação; Promoção de saúde; Escola.

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