SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número101Quem são e como são tratados os pacientes que internam por diabetes mellitus no SUS?Ação educativa sobre hanseníase na população usuária das unidades básicas de saúde de Uberaba-MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104

Resumo

KUNRATH, Ângela Antônia Ferreira; JUNGES, José Roque  e  LOPEZ, Laura Cecilia. Vulnerabilidades e subjetividades de pessoas com diagnóstico e tratamento de hepatite C. Saúde debate [online]. 2014, vol.38, n.101, pp.225-233. ISSN 0103-1104.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-1104.20140020.

Este estudo analisa as vulnerabilidades e subjetividades de usuários com hepatite C acompanhados por um centro de especialização. O estudo qualitativo buscou captar as complexas vulnerabilidades experimentadas por esses sujeitos. Expõem-se as formas de reação na busca pelo tratamento e no enfrentamento dos efeitos adversos da medicação, bem como as restrições impostas pela doença. As divergências no enfrentamento dependem da ressignificação das biografias e da reorganização das subjetividades. O tratamento está centralizado mais na terapia medicamentosa do que nos efeitos sobre a reorganização de suas vidas, questão que merece um olhar crítico, tendo presente a integralidade do cuidado à saúde.

Palavras-chave : Hepatite C; Vulnerabilidade em saúde; Terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )