NASCIMENTO, 2000 |
Verificar de que modo os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico de três organizações de assistência privada à saúde. |
O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo comparativo de casos, com uso de múltiplas fontes de evidência. |
Utilização e importância da pressão coercitiva como estratégia de mudança na área de saúde; unidade entre ambiente técnico e institucional; atuação do grupo de dirigentes como agentes externos dentro da sua própria organização. |
COSTA, 2001 |
Desenvolvimento de uma Metodologia de Custeio ABC para uma Empresa de Médio Porte do Setor de Saúde. |
Realiza-se, primeiro, uma revisão bibliográfica sobre o assunto. Depois, a empresa pesquisada é descrita, para, logo em seguida, desenvolver-se uma proposta de modelo ABC para ser implantada. |
Ao final, discutem-se os pontos-chave observados no decorrer do trabalho e apresentam-se sugestões para novas pesquisas. |
ROQUETE, 2002 |
Analisar impactos da regulamentação estatal na gestão de uma cooperativa médica. |
Utilizou-se uma abordagem sistêmica de análise organizacional, que contemplou seis perspectivas, quais sejam: estratégica, estrutural, tecnológica, humana, cultural e política. |
Os resultados demostraram que os entrevistados têm consciência das forças ambientais desse novo contexto, às quais a cooperativa está exposta. Relataram que a organização respondeu às mudanças do ambiente de forma relativamente rápida, especialmente porque uma nova administração, com visão de gestão profissional, havia assumido a direção da cooperativa. |
SALLAI, 2003 |
Visa a descrever e a analisar a política de regulação de preços adotada no setor de saúde suplementar brasileiro desde o início da regulação do setor, ocorrido em 1999. |
Foi realizada uma aplicação de análise envoltória dos dados para exemplificar uma estratégia do uso de benchmarks na regulação do setor. |
Resultados não especificados. |
LAZARINI, 2004 |
Analisar a influência das vantagens competitivas na fidelização dos clientes das empresas de planos de saúde. |
Foi feita uma pesquisa descritiva utilizando o método quantitativo, com base em uma amostra probabilística na cidade de São Paulo. |
A agilidade, o atendimento e o preço foram os fatores que maior influência tiveram na fidelização dos clientes. |
KANAMURA, 2005 |
Estudar as características das pessoas que produzem gastos elevados com saúde. |
Tomou-se a população de um plano de saúde, identificou-se 1% dos casos que mais gastaram com assistência médico-hospitalar e analisou-se a distribuição por idade, sexo, natureza dos gastos, diagnósticos e o impacto no custo do plano. |
Os resultados revelaram que a idade é importante fator associado ao gasto elevado, que materiais e medicamentos constituíram a maior fração do gasto, e os diagnósticos associados mais frequentes foram doenças do aparelho circulatório e neoplasias malignas. A fração selecionada de 1% foi responsável por 36,2% da despesa e gastou, em média, 56,3 vezes mais que os demais. |
CORDEIRO FILHO, 2006CORDEIRO FILHO A. Desenvolvimento das pequenas e médias empresas do setor de serviços na saúde suplementar. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
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Propõe uma alternativa para o desenvolvimento da prestação de serviços de saúde no país. Trata-se do sistema de capitation, acoplado ao compartilhamento entre os setores público e privado. Esse sistema já funciona na área odontológica. Considera, ainda, as características das enfermidades que envolvem a alta complexidade, as quais podem representar grandes entraves para o desenvolvimento da saúde suplementar. |
Foram efetuadas inúmeras visitas e reuniões a operadoras, com perguntas básicas sobre o que se passa no mercado atual e suas possibilidades de mudança, e solicitando reflexões à respeito. |
Com base nessas respostas, e considerando alternativas de comercialização desse plano diferenciado - o capitation -, foi possível refletir sobre possibilidades de mudança na abrangência do mercado, concluindo-se que essa alternativa é viável e pode trazer grandes benefícios ao mercado de saúde suplementar, ao seu desenvolvimento e, consequentemente, à saúde dos brasileiros. |
GERSCHMAN et al., 2007 |
Identificar e analisar os argumentos e raciocínios que justificam a satisfação dos usuários de planos de saúde de hospitais filantrópicos. |
Pesquisa qualitativa baseada em grupo focal. |
A partir dos tipos de planos, foi possível avaliar a satisfação dos beneficiários com os diversos aspectos do serviço de saúde e identificar que aspectos mais contribuem para a satisfação dos usuários. |
REIS, 2008 |
Identificar as possibilidades e os limites vivenciados pelos profissionais de saúde de nível superior na implementação da ESF nessa empresa de autogestão. |
Foram realizadas entrevistas com quatorze profissionais da saúde, de nível superior, que atuam na ESF em uma empresa de autogestão do Sistema de Saúde Suplementar. |
O modelo idealizado de atenção integral à saúde, que encontra suas bases nas ações de promoção da saúde, porém, vinculadas sempre à prevenção de doenças, ao trabalho multidisciplinar, à lógica da diminuição dos custos do sistema, ao atendimento e à abordagem familiar. |
MARTINS et al., 2009 |
Descrever e analisar a produção do cuidado no Programa de Atenção Domiciliar de uma Cooperativa Médica. |
Estudo qualitativo que utilizou como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, principalmente nos sites da operadora e da Agência Nacional de Saúde Suplementar. |
A análise dos dados revela a satisfação dos beneficiários com os resultados obtidos por meio do Programa de Atenção Domiciliar, a diminuição de custos para a cooperativa médica e a transferência de gastos para a família. O modo de produção do cuidado sugere haver um processo de reestruturação produtiva em curso, considerando as importantes alterações nos processos de trabalho. |
SOUZA, M. A.; SALVALAIO, D.,2010 |
Analisar os custos da rede própria de uma operadora brasileira de planos de saúde comparativamente com o preço cobrado pela rede credenciada, visando a identificar se a opção estratégica da operadora de ter rede própria representou vantagem econômica. |
Pesquisa nos relatórios gerenciais da empresa. O custo da rede própria foi calculado com base nas consultas médicas e odontológicas e nos exames diagnósticos e laboratoriais realizados em uma unidade representativa da operadora. |
A opção da operadora pela verticalização do serviço apresenta vantagens econômicas para a empresa em relação à terceirização. |