Valdeir Del Cont 2008 |
Francis Galton: eugenia e hereditariedade |
Abordar a proposta galtoniana, procurando apresentá-la como a tentativa de elaboração de uma teoria preocupada não somente em oferecer os fundamentos para a compreensão da hereditariedade, bemcomo indicar os procedimentos selecionadores das melhores características populacionais |
Ao selecionar, por intermédio de um controle social dos cruzamentos e determinados traços comportamentais, o eugenista estaria contribuindo para que os elementos degenerativos fossem eliminados e os elementos benéficos fossem conservados |
Possibilidade de controle da hereditariedade daquelas características que pudessem contribuir para o desenvolvimento de um tipo idealizado, destituído de traços considerados degenerativos, viciosos e doentios |
SciELO Sci. stud
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Lilian Denise Mai; Emilia Luigia Saporiti Angerami 2006 |
A inserção do termo eugenia na revista brasileira de enfermagem - REBEn, 1932 a 2002 |
Analisar a inserção do termo 'eugenia' e correlatos na REBEn no período de 1932 a 2002 |
A enfermagem tem acompanhado o movimento mais amplo em torno da eugenia nos dois primeiros momentos, ou seja, de defesa e estímulo a sua prática e seu posterior declínio, quando predominam conflitos éticos, legais e morais |
A enfermagem vem sendo pautada nos conhecimentos científicos já construídos, os quais vêm sendo gradativamente superados, e em um conceito de eugenia essencialmente voltado ao controle reprodutivo, não sinalizando para as mudanças de conceitos e as novas formas de intervenção da atualidade |
Lilacs Ciência, cuidado e saúde
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Lilian Denise Mai; Emilia Luigia Saporiti Angerami 2006 |
Eugenia negativa e positiva: significados e contradições |
Analisar os significados e contradições das ações eugenistas negativas e positivas construídos concomitantemente aos avanços técnico-científicos do século XX |
A eugenia positiva implicava em ações para estimular a boa reprodução, e a eugenia negativa em ações para limitar a má reprodução. Por outro lado, no início do século XXI, eugenética negativa implica em ações para prevenir doenças genéticas; eugenética positiva especula sobre criar ou melhorar características físicas e mentais do futuro ser |
Implementando ações, produziram-se contradições, como a discriminação e eliminação de muitas pessoas frente a um ideal de homem, à biologização de fatores eminentemente sociais à defesa da pretensa neutralidade científica e ao uso indiscriminado do direito de escolha reprodutiva |
SciELO Rev Latino-am Enfermagem
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Ivana de Oliveira Fraga; Mônica Neves Aguiar 2010 |
Neoeugenia: o limite entre a manipulação gênica terapêutica ou reprodutiva e as práticas biotecnólogicas seletivas da espécie humana |
Estabelecer paralelo entre as técnicas biomédicas adotadas nas terapias gênicas e nas práticas de reprodução assistida |
Neoeugenia designa as práticas seletivas da espécie humana mediante manipulação gênica. Discute as repercussões da medicina preditiva, a discriminação genética, as consequências dos possíveis erros ocasionados pela adoção dessas práticas, bem como o reflexo das práticas biotecnológicas na esfera dos direitos fundamentais dos indivíduos |
Aponta a necessidade de fixar critérios para determinar o início da existência dos direitos individuais, garantindo sua observância e viabilizando o respeito à liberdade, identidade e intimidadesgenéticas, de forma que o genótipo humano não venha a ser fator impeditivo ao gozo dos direitos fundamentais já assegurados |
Lilacs Revista Bioética
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Márcio Andrei Guimarães;Washington Luiz Pacheco de Carvalho; Mônica Santos Oliveira 2010 |
Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano |
Entender como estudantes do ensino médio percebem e interpretam questões relacionadas à manipulação genética em seres humanos |
Houve divisão de opiniões em relação à eugenia negativa, que se destina a remover características desfavoráveis das pessoas; mas a eugenia positiva, que busca melhoramento de características estéticas, foi rejeitada por todos os estudantes |
As variações nas opiniões em relação ao assunto tratado podem ser, em grande medida, devidas às representações sociais dos estudantes |
SciELO Ciênc. educ. (Bauru)
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Josué Laguardia 2005 |
Raça, genética & hipertensão: nova genética ou velha eugenia? |
Apontar os pressupostos etiológicos que embasam os argumentos racializadores da hipertensão, as hipóteses alternativas presentes na literatura científica e os aspectos éticos implicados nesses estudos |
Existência de doenças étnicas com base na análise de agregados e descrição de diferenças físicas representa uma intervenção no domínio da saúde pública que não se justifica diante dos achados genômicos e das limitações metodológicas dos estudos epidemiológicos |
Quando a genética e a doença genética estão entrelaçadas com raça e os estereótipos a ela associados, as minorias étnicas e raciais são os alvos preferenciais de práticas estigmatizantes, coercitivas e discriminatórias |
Lilacs e SciELO Hist. cienc. saude-Manguinhos
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André Luís Masiero 2005 |
A psicologia racial no Brasil (1918-1929) |
Demonstrar como teorias raciais chegaram ao Brasil. Por volta de 1869, entraram no âmbito das ciências psicológicas e direcionaram conceitos e práticas |
Foram analisados os anais da Sociedade Eugênica de São Paulo (1919) e os trabalhos apresentados no 1º Congresso Brasileiro de Eugenia (1929), que tiveram como meta 'melhorar a raça nacional'. Participaram psicólogos, psiquiatras e antropólogos que se aproximaram do racismo científico, muito difundido pelo mundo no início do século XX |
Esta aproximação gerou uma 'psicologia racial' no Brasil, a qual pretendia reduzir os saberes psicológicos a uma suposta problemática racial |
Lilacs e SciELO Estud. psicol. (Natal)
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Robert Wegner; Vanderlei Sebastião de Souza 2013 |
Eugenia 'negativa', psiquiatria e catolicismo: embates em torno da esterilização eugênica no Brasil |
Analisa o diálogo do eugenista Renato Kehl comum grupo de psiquiatras brasileiros que, no início da década de 1930, aproximaram-se da chamada eugenia negativa |
Entusiasmados com as pesquisas e a aplicação de medidas eugênicas em países como os EUA e a Alemanha, autores elegeram a religião católica como empecilho para que o Brasil pudesse seguir caminho semelhante, especialmente quanto à resistência à implantação da esterilização dos ditos ‘degenerados’ que passara a vigorar na Alemanha em 1934 |
De acordo com o que tem sido apontado pela historiografia, a eugenia mais radical teve poucos adeptos no Brasil ou, ao menos, perdeu sua força exatamente no momento em que se discutia a lei de esterilização alemã |
Lilacs e SciELO Hist. cienc. saude-Manguinhos
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Elisabete Kobayashi; Lina Faria; Maria Conceição da Costa 2009 |
Eugenia e Fundação Rockefeller no Brasil: a saúde como proposta de regeneração nacional |
Construir como foi o cenário no qual a eugenia, de maneira geral, e a brasileira, especificamente, se desenrolou trazendo à tona as posturas de alguns eugenistas brasileiros |
A eugenia brasileira, nas duas primeiras décadas do século XX, possuía características particulares. Em primeiro lugar: a crença de que as condições do meio ambiente incidiriam diretamente na constituição do povo brasileiro. Segundo: a busca por soluções que tendessem às peculiaridades do país e não simplesmente reproduzissem o que os eugenistas estrangeiros acreditavam. Terceiro: a defesa de um ideal de regeneração de uma raça, ao contrário da tese de degeneração defendida em outros países |
As ações da Fundação Rockefeller, naquilo que se refere à eugenia, na Alemanha, ou ao sanitarismo/eugenia no Brasil, não eram ações isoladas, mas parte de uma política de cooperação internacional. Novamente, ao contrário do que alguns autores querem nos levar a crer, não foi um ato isolado, mas sim uma política de incentivo à ciência em escala mundial |
SciELO Sociologias
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Cristiane Oliveira 2011 |
Eugenizar a alma: a constituição da euphrenia no projeto de higiene mental voltado à infância da Liga Brasileira de Hygiene Mental |
Analisa a constituição da ‘euphrenia’ como um novo domínio para a psiquiatria brasileira na sua abordagem eugênica e higiênica da infância |
Análise de saberes médicos e psicológicos acerca do psiquismo infantil no Brasil, das décadas de 1920 e 1930, descortina a intensa circulação afetiva intrafamiliar como ponto de ancoragem para um projeto de normalização social, ainda centrado na eugenia, mas já atravessado por uma psicologia da adaptação |
Com efeito, aspirava-se interferir na antropologia vindoura: fabricar um indivíduo que, se não podia ser selecionado rigorosamente pela eugenia, deveria receber da medicina uma profilaxia mental (leia-se sexual) para ser hiperajustado à norma |
Lilacs e SciELO Rev. Latinoam. Psicopat. Fund.
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Flavia Miranda Gomes de Constantino Bandeira; Yara de Miranda Gomes; Frederico Guilherme Coutinho Abath 2006 |
Saúde pública e ética na era da medicina genômica: rastreamentos genéticos. |
Contextualizar o campo da saúde pública diante dos grandes avanços da biotecnologia e genética aplicada, destacando elementos para a problematização do tema, tais como: benefícios e questões éticas relacionados aos rastreamentos genéticos |
O Projeto Genoma Humano gerou várias expectativas, dentre elas: a possibilidade de rastrear genes associados a doenças e comportamentos, e mais ainda, de intervir geneticamente no ser humano, levantando preocupações relativas ao renascimento da eugenia, ao aconselhamento genético, e ao uso da informação genética como critério de acesso aos planos de saúde e postos de trabalho |
Uma discussão de todos esses tópicos é essencial para que a saúde pública seja beneficiada com as informações obtidas através da análise genômica das populações |
Lilacs e SciELO Rev. Bras. Saúde Matern. Infant |