Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da Estratégia Saúde da Família sobre o perfil de morbidade hospitalar em Minas Gerais* * Artigo escrito a partir da tese de Doutorado do autor - Impacto da Estratégia de Saúde da Família - ESF sobre a Morbidade Hospitalar no Estado de Minas Gerais-, defendida em 2012, no programa de Doutorado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal.

The Family Health Strategy impact on the hospital morbidity profile in Minas Gerais

Este estudo verifica o potencial da Estratégia Saúde da Família em reduzir a morbidade hospitalar por condições sensíveis à atenção primária em Minas Gerais. Utilizou-se a análise longitudinal retrospectiva em série histórica de dez anos. A técnica aplicou o modelo de regressão e, a partir do estimador encontrado, observou-se o percentual de cobertura capaz de impactar a redução das taxas de morbidade hospitalar. Foi demonstrada a redução de 68,87 pontos nas taxas de internações sensíveis ao cuidado primário, contra o aumento de 9,87 pontos nas taxas de hospitalizações por causas não sensíveis. Os resultados inferem que o estudo tem implicações para a gestão da saúde no estado de Minas Gerais.

Avaliação em saúde; Indicadores de morbimortalidade; Nível de saúde; Morbidade; Gestão de serviços de saúde


Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Av. Brasil, 4036, sala 802, 21040-361 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel. 55 21-3882-9140, Fax.55 21-2260-3782 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@saudeemdebate.org.br