Acessibilidade / Reportar erro

Condicionantes do diagnóstico tardio do câncer cervical na ótica das mulheres atendidas no Inca* * O artigo deriva da dissertação 'Condicionantes do diagnóstico tardio do câncer de colo de útero na perspectiva de mulheres atendidas no Inca: contribuições da abordagem qualitativa', realizada na Ensp/Fiocruz, com bolsa Capes.

Conditioning factors in the late diagnosis of cervical cancer from the perspective of women treated at Inca

Neste estudo, identifica-se a contribuição de fatores para o diagnóstico tardio do câncer de colo uterino entre mulheres atendidas no Instituto Nacional do Câncer no Rio de Janeiro. Considerou-se as categorias 'acessibilidade' e 'vínculo' na análise das informações, tendo como pressuposto a importância da integralidade como eixo norteador das práticas em saúde. Apoiado na abordagem qualitativa, as estratégias metodológicas incluem a observação direta e entrevistas semiestruturadas. Os resultados sugerem que as concepções e percepções das mulheres em relação à doença e à atenção à saúde e o vínculo destas com os profissionais atuam de modo inter-relacionado, condicionando o acesso aos serviços.

Avaliação em saúde; Neoplasias do colo do útero; Diagnóstico tardio; Acesso aos serviços de saúde


Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Av. Brasil, 4036, sala 802, 21040-361 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel. 55 21-3882-9140, Fax.55 21-2260-3782 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@saudeemdebate.org.br