SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue114Evaluation of primary care: the point of view of usersAnalyzing participatory practices in health: The Rearing Week in Villa Soldati author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Saúde em Debate

Print version ISSN 0103-1104On-line version ISSN 2358-2898

Abstract

ALBIERO, José Francisco Gontan  and  FREITAS, Sérgio Fernando Torres de. Modelo para avaliação da integração ensino-serviço em Unidades Docentes Assistenciais na Atenção Básica. Saúde debate [online]. 2017, vol.41, n.114, pp.753-767. ISSN 2358-2898.  https://doi.org/10.1590/0103-1104201711407.

A pesquisa objetivou elaborar um modelo para avaliação da efetividade da integração ensino-serviço na Atenção Básica. O modelo foi elaborado com base na literatura, consulta aos atores envolvidos na integração (gestão, serviço, comunidade e ensino) e técnicas de consenso com discussão de especialistas para validação. O modelo teórico-lógico foi construído com suporte na legislação da saúde e educação. A matriz avaliativa proposta é composta por quatro dimensões e dez indicadores. Posteriormente o modelo proposto será utilizado no intuito de verificar sua aplicabilidade, a necessidade de ajustes e a possibilidade de replicação em diferentes contextos.

Keywords : Serviços de integração docente-assistencial; Avaliação em saúde; Capacitação de recursos humanos em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )