SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número114Planejamento de grupos operativos no cuidado de usuários de serviços de saúde: integrando experiênciasFormação em saúde do trabalhador e saúde ambiental: avaliação de experiência com atores locais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104versão On-line ISSN 2358-2898

Resumo

SIMOES, Tatiana do Rego de Bonis Almeida; COUTO, Maria Cristina Ventura; MIRANDA, Lilian  e  DELGADO, Pedro Gabriel Godinho. Missão e efetividade dos Consultórios na Rua: uma experiência de produção de consenso. Saúde debate [online]. 2017, vol.41, n.114, pp.963-975. ISSN 0103-1104.  https://doi.org/10.1590/0103-1104201711423.

Este é um relato da experiência de uma Oficina realizada com profissionais de Consultórios na Rua do estado do Rio de Janeiro, que inclui a apresentação do cotidiano do trabalho, discussão acerca da efetividade do cuidado oferecido e construção de consenso por meio da Técnica Delphi. A Oficina concluiu que o Consultório na Rua é um facilitador da chegada dos usuários à Atenção Básica, que o uso da redução de danos é comum a todos os serviços desse tipo, e que há algum grau de integração dos Consultórios na Rua com a saúde, a saúde mental e o intersetor, sendo essa integração, mesmo problemática, fundamental para o trabalho.

Palavras-chave : Pessoas em situação de rua; Usuários de drogas; Saúde mental; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )