Acessibilidade / Reportar erro

O avanço do capital na saúde: um olhar crítico às Organizações Sociais de Saúde* * Este artigo contém parte das discussões realizadas em dissertação de mestrado da autora, intitulada 'O estado e o setor privado de saúde no caminho da desestruturação gradual do SUS', defendida em junho de 2016, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e orientada pelo Prof. Dr. Eduardo Fagnani.

The onrush of capital in health: a critical look at the Social Health Organizations

RESUMO

O objetivo deste artigo foi oferecer uma visão crítica à gestão da saúde pública via Organizações Sociais, entendendo-as como parte do processo de desestruturação da proteção social em um contexto de reforço ao capital. O texto considera a interação entre Estado e capital, as críticas internacional e nacional aos Estados sociais e, sobretudo, uma série de problemas intrínsecos às Organizações Sociais. Metodologicamente, vale-se de revisão e organização de literatura relevante e de textos legislativos. Conclui-se que este mecanismo de gestão consiste em privatização da saúde pública, favorecendo a expansão do setor privado de saúde, em detrimento do sistema público.

PALAVRAS-CHAVE
Estado. Organizações em saúde; Política; Privatização; Sistema Único de Saúde

Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Av. Brasil, 4036, sala 802, 21040-361 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel. 55 21-3882-9140, Fax.55 21-2260-3782 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@saudeemdebate.org.br