Acessibilidade / Reportar erro

Partir e ficar de famílias em território marcado pela mineração de urânio: estudo merleau-pontyano* * Recorte da dissertação de mestrado: FERRAZ, C. E. O. O perigo mora ao lado: convivência de famílias no contexto da mineração de urânio. 2013. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. Área de Concentração: Saúde Pública. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié (BA).

The departing and staying of families at a territory marked by uranium mining: a Merleau-Pontyan study

RESUMO

Estudo fenomenológico baseado no referencial merleau-pontyano, com objetivo de desvelar a percepção de famílias do entorno da Unidade de Concentrado de Urânio em Caetité, Bahia, Brasil, sobre o residir em contexto de vizinhança com a mineradora. As descrições produzidas por meio de entrevistas em grupo com 12 familiares residentes da área de influência da mineradora foram submetidas à analítica da ambiguidade e revelaram a categoria: partir e ficar como (im)possibilidade de tornar-se outro, desvelando a ambiguidade vivenciada, em que a permanência no local envolvia a manutenção de vínculos com a natureza, a vizinhança, o trabalho rural, mas implicava prejuízos à saúde, finanças e existência.

PALAVRAS-CHAVE
Acontecimentos que mudam a vida; Saúde pública; Exposição ambiental; Mineração

Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Av. Brasil, 4036, sala 802, 21040-361 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel. 55 21-3882-9140, Fax.55 21-2260-3782 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@saudeemdebate.org.br