SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 special issue 3Limits and possibilities of the Permanent Committees of Education-Service Integration: managers' perceptionsImplementation level assessment of integrative and complementary practices in Primary Health Care in Santa Catarina, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Saúde em Debate

Print version ISSN 0103-1104On-line version ISSN 2358-2898

Abstract

RICARDI, Luciani Martins; SHIMIZU, Helena Eri  and  SANTOS, Leonor Maria Pacheco. As Conferências Nacionais de Saúde e o processo de planejamento do Ministério da Saúde. Saúde debate [online]. 2017, vol.41, n.spe3, pp.155-170. ISSN 2358-2898.  https://doi.org/10.1590/0103-11042017s312.

O estudo buscou analisar a relação das Conferências Nacionais de Saúde com o processo de planejamento do Ministério da Saúde. Realizou-se pesquisa qualitativa de análise documental comparada dos quatro Planos Nacionais de Saúde com os relatórios das Conferências correspondentes (XII à XV), identificando-se referências à influência destas no processo de planejamento. Verificou-se que as Conferências mencionam o planejamento, porém, com pouco destaque. Os Planos, em geral, não citam as Conferências como base, com exceção da XII Conferência, antecipada para subsidiar o Plano 2004-2007. Para que as Conferências sejam mais efetivas, precisam indicar prioridades e pautar efetivamente a gestão.

Keywords : Sistema Único de Saúde; Participação social; Conferências de saúde; Planejamento em saúde; Planejamento participativo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )