SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue118Performance evaluation of the Specialized Attention Units of Pernambuco (Upae) type II, 2016The diagnosis in mental health: labeling and the concept of disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Saúde em Debate

Print version ISSN 0103-1104On-line version ISSN 2358-2898

Abstract

COSTA, Ermano Batista da; CARNEIRO, Joana Danielle Brandão  and  OLIVEIRA, Arlete Maria Gomes. Satisfação dos usuários assistidos em quatro centros regionais de especialidades odontológicas do Ceará, Brasil. Saúde debate [online]. 2018, vol.42, n.118, pp.631-645. ISSN 2358-2898.  https://doi.org/10.1590/0103-1104201811807.

Objetivou-se avaliar a satisfação de usuários assistidos em Centros Regionais de Especialidades Odontológicas (CEO-R) do Ceará, Brasil. Estudo analítico descritivo transversal. Foram entrevistados 518 usuários, baseado no número de atendimento por dia (136), utilizando-se como instrumento de pesquisa o Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal (QASSaB). Os dados foram analisados pelo teste Qui-quadrado de Pearson, comparando os resultados entre os CEO. Prevaleceram: sexo feminino (67,8%), baixa escolaridade (67,8%) e renda (63,9%). Em relação à acessibilidade, apenas o tempo de espera na recepção (83,5%) foi considerado positivo, com destaque desfavorável à especialidade ortodontia no tempo para obter uma vaga. As demais dimensões analisadas tiveram avaliação positiva pelo estudo. Relacionando-se as unidades de serviço pesquisadas, houve diferenças estatisticamente significantes (p<0,05) na satisfação dos usuários para a maioria das dimensões analisadas, com exceção do ‘auxílio de terceiros’ e da ‘resolutividade/ satisfação com o tratamento odontológico’ (p>0,05). Concluiu-se que o nível de satisfação dos usuários participantes foi positivo, sendo a acessibilidade um problema impactante no sistema, devendo ser repensada no intuito de diminuir as eventuais insatisfações dos usuários.

Keywords : Avaliação em saúde; Saúde bucal; Atenção secundária à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )