SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número especial 1Complexidade e potencialidade do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil contemporâneoProcesso de trabalho em saúde bucal na atenção básica: desigualdades intermunicipais evidenciadas pelo PMAQ-AB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104versão On-line ISSN 2358-2898

Resumo

BROCARDO, Deniclara; ANDRADE, Carla Lourenço Tavares de; FAUSTO, Márcia Cristina Rodrigues  e  LIMA, Sheyla Maria Lemos. Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf): panorama nacional a partir de dados do PMAQ. Saúde debate [online]. 2018, vol.42, n.spe1, pp.130-144. ISSN 2358-2898.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042018s109.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foi criado em 2008 visando aumentar a resolutividade e o escopo das ações da Atenção Básica (AB). Composto por uma equipe multiprofissional deve desenvolver atividades conjuntas com as equipes AB, seguindo a lógica do apoio matricial e das ações técnico-pedagógicas ou clínico-assistenciais, pretendendo a integralidade do cuidado. O objetivo deste estudo foi analisar o trabalho do Nasf no território brasileiro, considerando a integração entre as equipes Nasf e AB, a partir de dados provenientes da avaliação externa do Programa Nacional para Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) segundo ciclo. Os resultados encontrados apontam adequação quanto à infraestrutura, às atividades de apoio matricial e às atividades integradas com as equipes AB. Contudo, o monitoramento e análise de indicadores, a formação inicial e a educação permanente carecem de maior desenvolvimento.

Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde; Avaliação em saúde; Saúde da família; Política de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )