SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número120The supervisors’ perspective on comprehensiveness among the Cuban doctors participating in the Mais Médicos Program (More Doctors)Prison policy and guarantee of comprehensive care to the health of the child who lives together with mother deprived of freedom, Mozambique índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Saúde em Debate

versión impresa ISSN 0103-1104versión On-line ISSN 2358-2898

Resumen

GASPARINI, Max Felipe Vianna  y  FURTADO, Juarez Pereira. Longitudinalidade e integralidade no Programa Mais Médicos: um estudo avaliativo. Saúde debate [online]. 2019, vol.43, n.120, pp.30-42.  Epub 06-Mayo-2019. ISSN 2358-2898.  https://doi.org/10.1590/0103-1104201912002.

Este estudo teve como objetivo investigar influências do Programa Mais Médicos sobre os atributos de longitudinalidade e integralidade na atenção básica, por meio de estudo de caso em dois municípios, utilizando etnografia, entrevistas e grupos focais. Os resultados indicam efeitos positivos em relação à longitudinalidade, proveniente da relação dos médicos com usuários de saúde, acolhimento humanizado, criação de vínculo terapêutico, disponibilidade para realizar visitas domiciliares e apoiar a equipe de saúde. A despeito de os médicos do programa reconhecerem a importância do princípio da integralidade do cuidado na relação com os usuários, é restrita a efetiva consideração desse atributo, explicado pelo excesso de atendimentos diários, conflitos de perspectivas com outros trabalhadores e limites da estrutura e modo de funcionamento da rede de saúde. Conclui-se que características dos agentes médicos associadas ao formato de sua contratação para o provimento de médicos nas unidades de saúde contribuem para o alcance da longitudinalidade. Por outro lado, o alcance da integralidade, que exige mudanças estruturais, como a formação contínua das equipes e reorganização do trabalho, permanece pouco influenciada pelo programa abordado.

Palabras clave : Avaliação de programas e projetos de saúde; Consórcios de saúde; Integralidade em saúde; Continuidade da assistência ao paciente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )