Modelo de EA |
1. Qual referencial teórico de EA utilizado?
|
|
|
Thurston e Ramaliu |
7 |
33.3 |
Leviton |
3 |
14.3 |
Wholey |
2 |
9.5 |
Autores agrupados (Wholey, Rutman, Smith, Thurston e Potvin) |
1 |
4.8 |
Não definiu |
8 |
38.1 |
2. Seguiu etapas do modelo?
|
|
|
Sim |
11 |
52,4 |
Em parte |
2 |
9,5 |
Não se aplica |
8 |
38,1 |
3. Seguiu etapas adequadas para EA?
|
|
|
Sim |
19 |
90.5 |
Não |
2 |
9.5 |
4. O EA foi abordado na introdução ou revisão de literatura?
|
|
|
Sim |
16 |
76.2 |
Não |
5 |
23.8 |
5. Foi realizada e apresentada modelagem do programa?
|
|
|
Sim |
17 |
81.0 |
Realizada, mas não apresentada |
4 |
19.0 |
6. Qual tipo de modelo realizado?
|
|
|
Modelo lógico por atividades |
13 |
61.9 |
Modelo lógico por objetivos |
1 |
4.8 |
Modelo lógico por atividades e modelo teórico |
2 |
9.5 |
Modelo teórico/lógico |
2 |
9.5 |
Não informa |
3 |
14.3 |
Proposição do EA |
7. Qual a proposta do EA?
|
|
|
Verificar se o programa é avaliável |
12 |
57.1 |
Orientar a avaliação |
5 |
23.8 |
Compreender o programa |
4 |
19.0 |
Viabilizar uso da avaliação |
2 |
9.5 |
Melhorar conhecimento dos stakeholders sobre o programa |
2 |
9.5 |
Melhorar o programa |
2 |
9.5 |
Planejar um programa |
1 |
4.8 |
Definir objetivos do programa |
1 |
4.8 |
Atualizar o programa |
1 |
4.8 |
Verificar se o programa é útil |
1 |
4.8 |
Proposição do EA |
8. Os objetivos e questão de pesquisa foram apropriados para um EA?
|
|
|
Sim |
13 |
61.9 |
Não |
4 |
19.0 |
Em parte |
4 |
19.0 |
9. Havia alinhamento entre propósito/perguntas, procedimentos, resultados e recomendações?
|
Sim |
13 |
61.9 |
Não |
3 |
14.3 |
Em parte |
5 |
23.8 |
Procedimentos do EA |
10. Quais procedimentos de coleta de dados foram usados?
|
|
|
Análise documental |
19 |
90.5 |
Entrevista |
19 |
90.5 |
Reuniões e grupos de discussão com stakeholders
|
9 |
42.9 |
Revisão de literatura |
5 |
23.8 |
Visita local/observação |
4 |
19.0 |
Questionário |
1 |
4.8 |
11. O autor descreveu sua relação com o local de pesquisa? Se existisse um papel duplo (ou seja, um estudante e um funcionário ou afiliado da organização para a qual um EA está sendo conduzido), o autor descreveu como isso foi tratado?
|
Sim, descreveu a relação e como foi tratado |
1 |
4.8 |
Sim, descreveu a relação, mas não como foi tratado. |
3 |
14.3 |
Não |
17 |
81.0 |
12. A pesquisa teve aprovação da equipe do serviço/instituição investigada?
|
|
|
Sim |
5 |
23,8 |
Não |
8 |
38,0 |
Não informou |
7 |
33.3 |
Não se aplica |
1 |
4.8 |
13. O EA envolveu os stakeholders?
|
|
|
Sim |
6 |
28.6 |
Não. Foram apenas fonte de evidências |
14 |
66.7 |
Não. Não houve participação |
1 |
4.8 |
14. O envolvimento foi suficientemente representativo, durante todo o processo de EA?
|
Sim |
3 |
50.0 |
Não |
3 |
50.0 |
15. Os procedimentos de análise dos dados foram suficientemente descritos e apropriados?
|
Sim |
7 |
33.3 |
Não |
14 |
66.7 |
Resultados do EA |
16. Como os resultados foram apresentados?
|
|
|
Narrativo |
21 |
100.0 |
Figura |
19 |
90.5 |
Tabela |
7 |
33.3 |
Quadro |
6 |
28.6 |
Resultados do EA |
17. O foco dos resultados foi no processo ou nos resultados do EA?
|
|
|
Resultados |
15 |
71.4 |
Processo |
6 |
28.6 |
18. Há estratégias para garantir validade e confiabilidade dos resultados?
|
|
|
Sim |
3 |
14.3 |
Não |
6 |
28.6 |
Em parte |
12 |
57.1 |
19. As limitações foram descritas?
|
|
|
Sim |
3 |
14.3 |
Não |
18 |
85.7 |
20. Apresentou MAJ ou matriz de indicadores?
|
|
|
Sim |
6 |
28.6 |
Não |
15 |
71.4 |
21. Trouxe pergunta avaliativa?
|
|
|
Sim |
4 |
19.0 |
Não |
17 |
81.0 |
Uso do EA |
22. O artigo apresentou estratégias que possam facilitar o uso do EA?
|
|
|
Sim |
18 |
81,0 |
Não |
3 |
19,0 |
23. O uso do EA contribui para o conhecimento profissional? (por exemplo, resolver um problema real).
|
Sim |
16 |
94.1 |
Não |
1 |
5.9 |
24. O uso foi consistente com a finalidade do EA?
|
|
|
Sim |
17 |
81.0 |
Não |
1 |
4.8 |
Não se aplica |
3 |
14.3 |
25. O trabalho contribui para o conhecimento acadêmico (uso acadêmico) sobre EA e/ou avaliação?
|
Sim |
4 |
19.0 |
Não |
14 |
66.7 |
Não se aplica |
3 |
14.3 |
26. O EA se apresentou como importante estratégia para o processo avaliativo do programa em questão?
|
Sim |
21 |
100.0 |
Não |
- |
- |