SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número121Tendência de malformações congênitas e utilização de agrotóxicos em commodities: um estudo ecológicoAbortamento legal após estupro: histórias reais, diálogos necessários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104versão On-line ISSN 2358-2898

Resumo

FERNANDES, Juliana Azevedo; CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa  e  FRANCISCO, Priscila Maria Stolses Bergamo. Perfil das gestantes de alto risco e a cogestão da decisão sobre a via de parto entre médico e gestante. Saúde debate [online]. 2019, vol.43, n.121, pp.406-416.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 0103-1104.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201912109.

Estudo transversal realizado com dados de inquérito de serviços em quatro grandes cidades brasileiras. Esta investigação analisa dados de Campinas (SP), objetivando caracterizar o perfil das gestantes de alto risco acompanhadas nos ambulatórios públicos especializados, bem como verificar e discutir aspectos relacionados ao cuidado compartilhado na decisão da via de parto durante o pré-natal especializado. Amostra calculada considerando a prevalência de gestação de alto risco, perfil de morbidade e cobertura dos serviços especializados. Questionário aplicado a 405 gestantes desses serviços, e realizada análise descritiva a partir da distribuição de frequências das questões. Perfil de gestantes majoritariamente jovens, negras, com ensino médio completo e sem plano de saúde. Verificou-se associação estatística entre variáveis: quando as mulheres fazem a escolha do seu parto individualmente, a maioria opta pelo parto normal; quando apenas o médico decide, a maioria indica cesariana; e, quando se decide conjuntamente, prevalece a cesariana, porém, em percentual mais baixo do que quando o médico decide sozinho. Destaca-se a necessidade de discutir a assimetria de poder entre médicos e usuários na cogestão do cuidado como componente fundamental para qualificar o trabalho em saúde.

Palavras-chave : Cuidado pré-natal; Gravidez de alto risco; Assistência integral à saúde; Tomada de decisões; Autonomia pessoal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )