SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número122Representações sociais de doença, usos e significados atribuídos às Práticas Integrativas e Complementares por universitáriosCaminhos da internacionalização dos periódicos de saúde coletiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104versão On-line ISSN 2358-2898

Resumo

SANTOS, Rafael dos  e  BOTTEGA, Carla Garcia. ‘Saco vazio não para em pé’: Programa Bolsa Família e mortalidade por desnutrição. Saúde debate [online]. 2019, vol.43, n.122, pp.863-874.  Epub 25-Nov-2019. ISSN 2358-2898.  https://doi.org/10.1590/0103-1104201912216.

As condições de saúde resultam de fatores socioeconômicos, sobretudo aquelas doenças de causas evitáveis, como a desnutrição em crianças nos seus primeiros anos de vida. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a mortalidade na infância por desnutrição e as ações em saúde do Programa Bolsa Família, comparando dados nacionais com dados do Rio Grande do Sul. Foram correlacionados, por meio do método de Pearson, dados referentes ao Programa Bolsa Família (número de famílias beneficiárias, condicionalidades em saúde colocadas pelo Programa e valores transferidos às famílias beneficiárias) com as taxas de mortalidade por desnutrição em crianças menores de cinco anos entre os anos 2005 e 2014. Os dados, cuja coleta foi realizada entre agosto e setembro de 2016, são originários da Matriz de Informação Social (MI Social), das bases do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos e do Sistema de Informações de Mortalidade. Os resultados demonstraram que o Bolsa Família atua por meio da transferência de renda, pois impacta no estado nutricional da criança, e exaltaram o caráter intersetorial do Programa, possibilitando melhores condições de cidadania aos seus beneficiários, por meio da ampliação do acesso aos serviços públicos e da participação em ações de promoção e prevenção em saúde.

Palavras-chave : Mortalidade da criança; Desnutrição; Promoção da saúde; Colaboração intersetorial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )