SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue123Construction and analysis of specialized care access performance indicators of SUS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Saúde em Debate

Print version ISSN 0103-1104On-line version ISSN 2358-2898

Abstract

OLIVEIRA, Margarete Martins de; SHIMIZU, Helena Eri; SANTOS, Elizabeth Moreira dos  and  SILVA, Everton Nunes da. Análise estratégica do Projeto QualiSUS-Rede: contribuições para avaliação em saúde pública. Saúde debate [online]. 2019, vol.43, n.123, pp.987-1002.  Epub Mar 09, 2020. ISSN 2358-2898.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201912301.

O QualiSUS-Rede buscou qualificar a atenção e a gestão em saúde via organização das redes de atenção. O objetivo do estudo foi analisar o processo de formulação e implementação do QualiSUS-Rede relacionado à gestão. Trata-se de estudo qualitativo, de base documental. Fez-se uso da análise estratégica, considerando suas três dimensões: pertinência do problema priorizado; pertinência do objetivo e das soluções propostas; pertinência das parcerias. Aplicou-se a análise estratégica de forma hibridizada com a teoria de mudança em seus três eixos: cadeia de efeitos e seus condicionantes, modo de funcionamento e as interações entre os atores. Elaborou-se a linha do tempo do QualiSUS-Rede, identificando os eventos críticos. Como resultado, verificou-se que o QualiSUS-Rede obteve pertinência nas três dimensões da análise estratégica. No entanto, as evidências apontam que, em intervenções futuras, os seguintes aspectos precisam ser observados: i) a agilização dos tempos institucionais; ii) a fragilidade do modelo institucional de monitoramento e avaliação; e iii) dificuldade das instâncias envolvidas com a gestão de riscos, especialmente daqueles originários das transições governamentais. O uso de múltiplas estratégias metodológicas, com base na teoria da intervenção, considerando a cadeia de efeitos e causalidades, mostrou-se potente para explicitar a teoria e o modelo de gestão no QualiSUS-Rede.

Keywords : Atenção à saúde; Avaliação de programas e projetos de saúde; Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento; Análise qualitativa; Estudos de avaliação como assunto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )