Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Saúde em Debate
Print version ISSN 0103-1104On-line version ISSN 2358-2898
Abstract
OLIVEIRA, Margarete Martins de; SHIMIZU, Helena Eri; SANTOS, Elizabeth Moreira dos and SILVA, Everton Nunes da. Análise estratégica do Projeto QualiSUS-Rede: contribuições para avaliação em saúde pública. Saúde debate [online]. 2019, vol.43, n.123, pp.987-1002. Epub Mar 09, 2020. ISSN 2358-2898. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201912301.
O QualiSUS-Rede buscou qualificar a atenção e a gestão em saúde via organização das redes de atenção. O objetivo do estudo foi analisar o processo de formulação e implementação do QualiSUS-Rede relacionado à gestão. Trata-se de estudo qualitativo, de base documental. Fez-se uso da análise estratégica, considerando suas três dimensões: pertinência do problema priorizado; pertinência do objetivo e das soluções propostas; pertinência das parcerias. Aplicou-se a análise estratégica de forma hibridizada com a teoria de mudança em seus três eixos: cadeia de efeitos e seus condicionantes, modo de funcionamento e as interações entre os atores. Elaborou-se a linha do tempo do QualiSUS-Rede, identificando os eventos críticos. Como resultado, verificou-se que o QualiSUS-Rede obteve pertinência nas três dimensões da análise estratégica. No entanto, as evidências apontam que, em intervenções futuras, os seguintes aspectos precisam ser observados: i) a agilização dos tempos institucionais; ii) a fragilidade do modelo institucional de monitoramento e avaliação; e iii) dificuldade das instâncias envolvidas com a gestão de riscos, especialmente daqueles originários das transições governamentais. O uso de múltiplas estratégias metodológicas, com base na teoria da intervenção, considerando a cadeia de efeitos e causalidades, mostrou-se potente para explicitar a teoria e o modelo de gestão no QualiSUS-Rede.
Keywords : Atenção à saúde; Avaliação de programas e projetos de saúde; Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento; Análise qualitativa; Estudos de avaliação como assunto.