SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número123Role of University Hospital in the rheumatological care networkRural context and professional rehabilitation in a region of the Ribeira Valley índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Saúde em Debate

versión impresa ISSN 0103-1104versión On-line ISSN 2358-2898

Resumen

EBERHARDT, Leonardo Dresch; PINA, José Augusto  y  STOTZ, Eduardo Navarro. Implantação do Programa Seguro-Emprego e saúde dos trabalhadores na indústria automobilística. Saúde debate [online]. 2019, vol.43, n.123, pp.1043-1056.  Epub 09-Mar-2020. ISSN 2358-2898.  https://doi.org/10.1590/0103-1104201912305.

O objetivo do artigo foi analisar a implantação do Programa Seguro-Emprego (PSE) em relação à saúde dos trabalhadores nas montadoras de autoveículos do ABC. A metodologia incluiu pesquisa documental em acordos coletivos de trabalho, legislação, documentos de entidades sindicais e empresariais. Em 2015, o PSE foi lançado pelo governo como resposta à crise econômica, permitindo redução de até 30% da jornada de trabalho e de salário. Apesar dos questionamentos de grupos sindicais e da resistência operária nas montadoras, a maioria do sindicalismo apoiou a implantação do Programa. Os resultados da pesquisa apontaram o PSE como parte de um novo ciclo de expansão e transformações produtivas na indústria automobilística, ampliando e aprofundando a intensificação do trabalho como forma de geração do desgaste operário. O PSE participa da estratégia empresarial para manter o emprego mais produtivo, selecionando os operários que se manterão no emprego e excluindo trabalhadores considerados de ‘baixo desempenho’ e os ‘compatíveis’ (com redução da capacidade laboral). A inclusão do Programa na reforma trabalhista torna-o alternativa permanente para utilização pelas empresas. Portanto, trata-se de tema relevante para as pesquisas e ações em saúde coletiva e saúde do trabalhador.

Palabras clave : Política pública; Recessão econômica; Emprego; Sindicatos; Relações trabalhistas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )