SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número especial 1Aspectos institucionais para a adoção da Educação Interprofissional na formação em enfermagem e medicinaEducação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104versão On-line ISSN 2358-2898

Resumo

ALMEIDA, Thiala Maria Carneiro de; SANTOS, Rose Manuela Marta; SAMPAIO, Daniela Márcia Neri  e  VILELA, Alba Benemérita Alves. Planejamento e desenvolvimento de ações de Educação Permanente em Saúde na perspectiva do PMAQ-AB. Saúde debate [online]. 2019, vol.43, n.spe1, pp.77-85.  Epub 16-Set-2019. ISSN 0103-1104.  https://doi.org/10.1590/0103-11042019s106.

O artigo teve por objetivo analisar como ocorre o desenvolvimento das ações de Educação Permanente (EP) com base nos documentos de planejamento e avaliação das ações do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Como metodologia, realizou-se análise documental da Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ-AB), no período entre novembro de 2017 e março de 2018, preenchidos pela equipe gestora e pelas equipes de seis Unidades de Saúde da Família da Zona Urbana, referentes ao terceiro ciclo do PMAQ-AB; além de listas de frequências e/ou atas com ações de EP, Plano de Educação Permanente realizados pela gestão no ano de 2017 e Plano Municipal de Saúde 2014-2017. Os resultados evidenciaram que a EP é autoavaliada positivamente por ambas. Em relação aos demais documentos, constataram-se fragilidades no planejamento e execução dessas ações. Conclui-se que a AMAQ-AB figura como um novo dispositivo potente para análise da EP na Atenção Básica, sendo necessária maior divulgação de sua importância no âmbito da qualificação da Atenção Básica à saúde.

Palavras-chave : Educação continuada; Avaliação em saúde; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )