SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número especial 1Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no BrasilAs mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104versão On-line ISSN 2358-2898

Resumo

ALMEIDA, Rodrigo Guimarães dos Santos; TESTON, Elen Ferraz  e  MEDEIROS, Arthur de Almeida. A interface entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde debate [online]. 2019, vol.43, n.spe1, pp.97-105.  Epub 16-Set-2019. ISSN 0103-1104.  https://doi.org/10.1590/0103-11042019s108.

Este ensaio teve como objetivo refletir sobre as contribuições da edição mais recente do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/Interprofissionalidade para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no âmbito do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, resgata-se a contemporaneidade da formação em saúde, a Educação Interprofissional e o processo formativo, e a execução do PET-Saúde/Interprofissionalidade como potencializador da prática colaborativa na atenção primária. Ressalta-se que, diante dos inúmeros desafios vivenciados pelos serviços de saúde para responder às demandas populacionais variadas e influenciadas pela transição demográfica e epidemiológica, entende-se como necessário ensaiar reflexões sobre a interprofissionalidade e suas contribuições para a implementação da PNEPS. Acredita-se que este material possa subsidiar a discussão e atuação profissional na elaboração e realização de intervenções interprofissionais apropriadas para as diferentes demandas em saúde.

Palavras-chave : Serviços de integração docente-assistencial; Recursos humanos; Práticas interdisciplinares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )