SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número especial 3Gerenciamento de resíduos em laboratórios de uma universidade pública brasileira: um desafio para a saúde ambiental e a saúde do trabalhadorA evolução histórica da drenagem urbana: da drenagem tradicional à sintonia com a natureza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104versão On-line ISSN 2358-2898

Resumo

OLIVEIRA, Kelly Scherer de et al. Descarte de resíduos de serviços de saúde animal no sul do Brasil: Saúde Única em risco. Saúde debate [online]. 2019, vol.43, n.spe3, pp.78-93.  Epub 13-Jan-2020. ISSN 0103-1104.  https://doi.org/10.1590/0103-11042019s306.

A pecuária brasileira está em franca expansão, porém associada ao uso de medicamentos veterinários que podem ser considerados contaminantes emergentes. Este estudo objetivou caracterizar o descarte dos Resíduos de Serviços de Saúde Animal (RSSA), especialmente dos medicamentos veterinários, além de identificar os medicamentos mais usados no município de São Joaquim, Sul do Brasil. Foram entrevistados 84 criadores de gado por meio de questionário estruturado com questões fechadas sobre uso de medicamentos e descarte dos RSSA. Os princípios ativos de medicamentos mais usados foram o antiparasitário ivermectina (68% das propriedades) e o antimicrobiano oxitetraciclina (48%). Após o uso, o descarte dos RSSA foi no resíduo domiciliar, queimado e a depositado no solo. O teste Qui quadrado mostrou associação entre a idade dos participantes e o descarte de perfurocortantes (X2 = 36,36, p= 0,020), evidenciando que agricultores com idade acima de 60 anos costumam reutilizar, aqueles com idade abaixo de 20 anos devolvem no local onde adquirem o material e os demais adotam práticas inadequadas para o descarte. As práticas de descarte dos RSSA adotadas nas propriedades rurais estão em desacordo com a legislação brasileira vigente e podem ocasionar efeitos adversos na saúde humana, animal e ambiental.

Palavras-chave : Gerenciamento de resíduos; Resíduos de serviços de saúde; Drogas veterinárias; Saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )