SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 special issue 7Gilberto Freyre’s ‘Sociology of Medicine’ and health academic educationThe Therapeutic Itinerary in Brazil: systematic review and meta-synthesis from the health negative and positive conceptions of health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Saúde em Debate

Print version ISSN 0103-1104On-line version ISSN 2358-2898

Abstract

COSTA, Delaine Martins  and  MAGALHAES, Rosana. Avaliação de programas, estratégias e ações de saúde: um diálogo com o realismo crítico. Saúde debate [online]. 2019, vol.43, n.spe7, pp.189-203.  Epub July 13, 2020. ISSN 2358-2898.  https://doi.org/10.1590/0103-11042019s715.

O realismo crítico se constitui em uma abordagem, no âmbito da filosofia da ciência e da teoria social, que propõe um modelo científico de explicação acerca da realidade que evita os polos epistemológicos tradicionais do positivismo e do relativismo (ou idealismo). Reúne diferentes autores e traz implicações para o debate sobre os caminhos da teoria sociológica contemporânea. No que se refere ao campo da avaliação de políticas e programas sociais em saúde, a abordagem realista crítica tem trazido novas perspectivas e contornos para a problematização sobre evidências, impactos e resultados. Assim, o ensaio teórico teve por objetivo apresentar as principais contribuições do realismo crítico para a avaliação de políticas, programas e intervenções em saúde e dialogar com autores que se apropriaram, direta ou indiretamente, do debate e da reflexão sobre a ontologia dos programas na prática da avaliação e suas implicações para o desenho das intervenções.

Keywords : Avaliação em saúde; Avaliação de políticas e programas; Iniquidades em saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )