SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Psychology and religion: resources for knowledge construction índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Estudos de Psicologia (Campinas)

versión impresa ISSN 0103-166X

Resumen

PREBIANCHI, Helena Bazanelli. A importância do aspecto (psico)motor na avaliação e tratamento das dificuldades sociais infantis. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2002, vol.19, n.2, pp. 86-92. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2002000200006.

O presente trabalho pretende discutir, brevemente, a importância das habilidades motoras nas interações sociais de crianças, sem handicaps físicos ou intelectuais, em idade escolar. A partir do reconhecimento de que as habilidades sociais se desenvolvem continuamente ao longo da vida dos indivíduos e de que são fatores de ajustamento e qualidade de vida, enfatiza-se a importância do relacionamento da criança com o grupo de companheiros. Propõe-se que, numa perspectiva Comportamental, a avaliação e o tratamento das dificuldades sociais infantis têm negligenciado o aspecto motor, a despeito de as habilidades motoras serem requisitos fundamentais à participação nas atividades com o grupo de iguais. Um exemplo clínico é apresentado, de forma a ilustrar a necessidade de os processos de avaliação e intervenção psicoterápico não se restringirem ao desenvolvimento de habilidades sociais verbais, uma vez que, as mesmas, isoladamente, não garantem a manutenção da criança no grupo de companheiros e a formação de amizades. Conclui-se que, ao terapeuta comportamental infantil é indispensável o conhecimento de técnicas de avaliação e intervenção psicomotoras.

Palabras clave : habilidades motoras; habilidades sociais; terapeuta comportamental infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués