SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3An electronic test development for reasoning, memory and processing speed assessmentParental educational practices in families whose adolescents present law problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

YAMADA, Midori Otake  and  BEVILACQUA, Maria Cecília. O papel do psicólogo no programa de implante coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais . Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2005, vol.22, n.3, pp. 255-262. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2005000300004.

O objetivo deste trabalho é relatar o papel do psicólogo no programa de implante coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, Bauru, desenvolvido por uma equipe interdisciplinar para a reabilitação de pessoas com deficiência auditiva. O trabalho do psicólogo envolve as seguintes etapas: estudo de caso, preparação pré-cirúrgica, acompanhamento pós-cirúrgico e acompanhamento na reabilitação. Os quatro momentos são permeados pelo contínuo trabalho em relação aos sentimentos do paciente, relação familiar e pela investigação sobre a mudança ocorrida na sua vida e na da família durante o processo.

Keywords : psicologo; deficiente auditivo; implante coclear; surdez.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese