SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Possible relations among congenital blindness, autistic features and maternal interaction style author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

BATISTA, Marcos Antonio  and  SISTO, Fermino Fernandes. Estudo para a construção de uma escala de ansiedade para adolescentes. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2005, vol.22, n.4, pp. 347-354. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2005000400002.

Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma escala para avaliar o nível de ansiedade do adolescente. A amostra foi composta por 249 alunos secundaristas de uma escola estadual. O instrumento-piloto foi composto por 75 frases que, após análise de componentes principais, deram origem a uma escala com 26 itens, agrupados em quatro subescalas. O coeficiente de fidedignidade da escala geral foi igual a 0,86, indicando coerência dos itens avaliados para o construto ansiedade. Dos quatro fatores, três foram interpretados como geradores de ansiedade: um fator referente ao futuro, ao desconhecido; outro referente ao relacionamento interpessoal, sentimentos de menos valia, irritação, nervosismo, baixa resistência a cobranças; e outro fator referente à sexualidade, ao medo de sair à noite, de se envolver com drogas e do relacionamento sexual. Finalmente um fator referente a sentimentos de proteção, felicidade, dinamismo e segurança caracterizou-se como sendo compensador da ansiedade.

Keywords : escala de ansiedade; adolescentes; análise fatorial; precisão do teste.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese